Caso Alec Baldwin: Como armas cenográficas podem se tornar mortais?
Polícia investiga como e qual tipo de projétil foi disparado
Em um acidente no set do filme de faroeste “Rust”, a arma cenográfica usada pelo ator Alec Baldwin matou a cineasta Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza. Essas armas, buscando a semelhança com o “mundo real”, nem sempre são de brinquedo ou falsas.
Muitas armas do cinema são verdadeiras, com cartuchos de pólvora sem projéteis. A pólvora, que é verdadeira, e eventuais dejetos no cano podem ferir e até matar. Uma bala verdadeira funcionaria normalmente nesses itens de filmagem, tornando a arma tão letal como qualquer outra.
Considerando a quantidade de disparos realizados nos filmes, acidentes como o que ocorreu na última quinta-feira, 21, são raros, mas acontecem.
Nas gravações da série de televisão “Cover Up” (1984) o ator norte-americano Jon-Erik Hexum, de 26 anos, morreu devido a um ferimento causado por um tiro acidental e autoinfligido.
Brandon Lee, filho de Bruce Lee, morreu, aos 28 anos, enquanto filmava “The Crow” (1994), pelo mesmo motivo Halyna Hutchins. Um revólver, sem a devida preparação, disparou contra o abdômen do ator, que não resistiu ao ferimento.
Segundo o site da empresa The Specialists LTD, que fornece armas cenográficas (prop guns) para produções de Hollywood, além das armas verdadeiras, existem as réplicas, que disparam um flash de luz que simula um tiro, e são inofensivas.
Acidente com arma cenográfica
O acidente fatal com a diretora de fotografia do filme “Rust”, Halyna Hutchins, de 42 anos, aconteceu no estado do Novo México, nos Estados Unidos. O diretor do filme, Joel Souza, de 48 anos, também ficou ferido.
Halyna chegou a ser socorrida, mas morreu pouco depois de ser levada de helicóptero para o hospital da Universidade do Novo México.
Já o diretor, Joel Souza, teve um ferimento leve, foi levado ao hospital e já recebeu alta.
Os detetives tentam descobrir como e qual tipo de projétil foi disparado, segundo informou o xerife responsável pela investigação à Fox News.
Em um comunicado, a Rust Movie Productions LLC lamentou a tragédia e informou que a produção do filme foi paralisada por um período indeterminado e que a equipe vai colaborar com as investigações do Departamento de Polícia de Santa Fé.
Rust
Em “Rust”, um garoto de 13 anos (Brady Noon) e o avô, o fora da lei Harland Rust (Alec Baldwin), sentenciado à forca pela morte acidental de um fazendeiro, fogem da polícia e são perseguidos por um caçador de recompensas (Travis Fimmel).