‘Alive Inside’: doc mostra o poder da música em pacientes com demência
Henry é um senhor de idade que vive de cabeça baixa, se comunica pouco com as pessoas e nem reconhece sua própria filha. Ele mora há dez anos em uma instituição onde vivem pessoas que têm Alzheimer, perda de memória e demências.
Mas quando colocam fones de ouvido em Henry, com músicas que foram importantes em sua vida, ele tem uma reação que ninguém espera: canta, conversa com as pessoas e até relembra momentos de sua juventude.
- Hora do Código: aprenda programação do zero em mais de 100 atividades com música, games e IA
- Estudo mostra comportamento que pode indicar Alzheimer
- Os sinais reveladores de que seu filho pode ter autismo
- 5 curiosidades sobre a Turquia que vão te mostrar o quão incrível é uma viagem para lá
Sua história faz parte do documentário “Alive Inside: A Story Of Music and Memory” (Vivo Por Dentro: Uma História de Música e Memória”), que ganhou prêmio no Sundance Film Festival em 2014. O longa-metragem mostra o poder curativo da música, que é capaz de despertar pessoas que até então não se conectavam mais com o mundo.
O trecho em que Henry ouve uma de suas músicas favoritas foi disponibilizado na internet antes da finalização do documentário e virou um grande viral na internet, com milhões de acessos em todo o mundo. Veja abaixo:
O documentário está disponível na plataforma de streaming de filmes e vídeos Netflix. Lembre-se que a plataforma oferece acesso gratuito a todo o catálogo durante 30 dias. A seguir, assista ao trailer: