Artista ‘frita’ aparelhos eletrônicos para chamar atenção sobre a cultura do consumo descartável
O artista neozelandês Henry Hargreaves costuma criar obras que chamam atenção por causar um certo choque de realidade no espectador. Um de seus projetos de grande sucesso foi uma série de fotos em que recriou as últimas refeições servidas a condenados à morte nos Estados Unidos.
Agora ele está de volta com “Deep Fried Gadged”, m novo projeto para criticar a forma com que consumimos e como tudo se torna facilmente descartável numa cultura em que o “ter” é sempre uma prioridade. Comparando eletrônicos – caros em sua maioria – a fast food, ele mostra como as pessoas agem diante destes aparelhos.
“Hoje os eletrônicos quase se tornaram dispositivos sagrados. Basta observar a forma como cada lançamento da Apple faz as pessoas enlouquecerem para ter certeza disso. Assim que um novo modelo é lançado, o último é automaticamente descartado”, escreve em seu site.
Nas fotos ele expõe eletrônicos fritos que tiveram como inspiração um vídeo publicado por algumas crianças japonesas:
“Encontrei um vídeo de algumas crianças japonesas tentando fritar um PSP e comê-lo, não funcionou e eles fizeram uma bagunça, mas eu amei a ideia e pensei que ela poderia ser expandida e fotografada de uma maneira bonita”, explicou.
Confira as fotos: