Artista maquia mulher branca como negra e gera revolta
O Instagram @paintdatface gerou uma grande controvérsia recentemente. O problema foi um antes e depois de maquiagem que “transformou” a raça de uma modelo branca.
Na legenda do post, o maquiador disse que estava há um tempo com receio de mostrar essa transformação. “Apenas porque estava com medo das pessoas tornarem isso um escândalo racial contra mim”, explicou. Ele também procurou justificar que a transformação não era uma “mudança racial”. “Ela se trata de uma mulher reconhecer, abraçar e celebrar a beleza da cultura de outra mulher”, disse. “Não queria que isto se tornasse outra razão para trazer negatividade”.
De acordo com o BuzzFeed, após a imagem receber uma enxurrada de críticas, a conta @paintdatface se tornou privada no Instagram. Mesmo assim, pessoas circularam o print da publicação no Twitter. O que muitas apontaram é que o artista fez blackface, e que deveria ter convidado uma modelo negra para poder celebrar a cultura negra:
- Mães contam como conciliam maternidade e vida profissional
- No Metrô de SP, passageira branca diz que negra ‘passa doença’ e gera revolta
- Pacotão com mais de 900 vagas pra começar 2022 empregado
- Crianças brancas pintadas de preto em evento de escola gera revolta
https://twitter.com/rihonardo/status/868649091198222336
Tradução: “Isso é honestamente tão nojento”
@rihonardo If you trying to celebrate black culture, why the fUcK WOulD yOu UsE a WhIte moDeL !?! pic.twitter.com/eRIJIvUTbG
— Šemsa ???? (@voldemrtev) 28 de maio de 2017
Tradução: “Se você está tentando celebrar a cultura negra, então por que diabos usa uma modelo branca?”
@rihonardo @NalediMashishi Why didn’t he just use a black person? Why did he have to turn the white girl black to celebrate black/African culture? Bizarre pic.twitter.com/JdlFlvMtrv
— ???????????????????????????????????? (@ArtsyPoet) 28 de maio de 2017
Tradução: “Por que ele apenas não usou uma pessoa negra? Por que ele teve que transformar uma garota branca em negra para celebrar a cultura negra e africana? Bizarro”
@Soul_chile1 @minnie_g0lden @nnyyylaaaahhhhh @rihonardo It’s blackface and blackface is racist it’s derogatory and offends me & a whole bunch of other black people
— Melanin Kay (@MelaninKayy) 28 de maio de 2017
Tradução: “É blackface, e blackface é racista, é depreciativo e ofende a mim e a várias outras pessoas negras”
Tradução: “1) É blackface; 2) mulheres negras não são fantasias divertidas que você pode experimentar; 3) o artista deveria ter usado uma modelo negra se ele queria fazer isso”
Tradução: “Blackface que usa outro nome ainda é blackface”
Algumas pessoas buscaram defender o artista com diversos argumentos – e também receberam respostas:
@ArtsyPoet @rihonardo @NalediMashishi To me, its art! It’s like using makeup to turn a woman into a man or vice versa. I wouldn’t consider that transphobic or st like that.
— Spurs ???????????????????? (@IVGuerraFelix) 28 de maio de 2017
Tradução: “Para mim, é arte! É como usar maquiagem para transformar uma mulher em um homem e vice-versa. E não consideraria isso transfóbico ou algo assim”
@IVGuerraFelix @ArtsyPoet @rihonardo @NalediMashishi It is blackface under the guise of art. It needs to stop. You can’t explain or tell people how to react or receive it, not your lane.
— DoYourOwnResearch???? (@SheilaPThatsMe) 28 de maio de 2017
Tradução: “É blackface disfarçado de arte. Isso precisa parar. Você não pode explicar ou dizer às pessoas como elas devem reagir ou receber isso; não é seu espaço“.
@_zolarmoon @emgleffler But when a white woman uses tanning lotion and gets really dark it’s okay. Think of her as permanently tan? No? Okay. Perspective is ???? maybe
— Sara Vogel (@SaraSvogel) 29 de maio de 2017
Tradução: “Mas quando uma mulher branca usa loção de bronzeamento e fica com a pele bem escura, tudo bem. Pense nela como permanentemente bronzeada? Não? Ok. Talvez a perspectiva seja a chave”
https://twitter.com/_zolarmoon/status/868998549224030208
Tradução: “Um bronzeamento não é blackface, Sara. Fique fora dessa, ok? Obrigada.”
O perfil @paintdarface voltou a ser público no Instagram; mas a publicação original com a transformação da modelo branca em negra foi apagada. Em um novo post, composto por três imagens, o artista colocou de volta a foto polêmica, e escreveu:
“O visual que eu recentemente publiquei de uma mulher transformada em outra mulher de outra cultura foi bem criticado por aqueles que não entenderam a mensagem. Deletei o post; não porque eu tive arrependimento ou vi algo errado, mas por causa da forma como as redes sociais o transformaram em algo negativo.
“A maioria assumiu que minhas intenções eram transformar minha modelo em uma mulher negra. A verdade é que as minhas intenções eram manter o visual vago o bastante para várias mulheres de diferentes culturas se identificarem com ele. Mas a verdadeira inspiração do look geral veio da minha herança cubana.
“Embora eu esteja triste por como muitas pessoas estão bravas, não posso oferecer um pedido de desculpas pelo meu trabalho artístico e por aquilo que eu acho que é bonito. A transformação veio de amor; não era sobre ridicularizar a raça de alguém, e sim de celebrá-la.
“Estou muito orgulhoso de estar ilustrando uma mulher que representa diferentes culturas com as conquistas, crenças e histórias delas. Arte é interpretada de formas diferentes por todos, e às vezes é desconfortável. Mas fazer deste mundo um lugar melhor começa com a nossa mentalidade – pensando positivamente, demonstrando amor e praticando a união”.
Nos comentários da nova postagem, várias pessoas voltaram a apontar ao maquiador qual foi o problema do trabalho dele, sugerindo que ele usasse uma mulher negra ou latina para prestar homenagem às respectivas culturas delas.
Veja a publicação abaixo: