Artista transforma camisetas em objetos de arte
De provável origem chinesa, a Xilogravura é uma técnica de gravura milenar, semelhante a um carimbo, em que o artesão utiliza a madeira como matriz para seus desenhos. Muito popular na região nordeste do Brasil – onde estão os mais renomados xilogravadores, ou xilógrafos brasileiros – em São Paulo a técnica que normalmente é aplicada em papel ganhou uma nova superfície: camisetas.
Criada pelo artista plástico D’Julia Gangary, a Xilo-Shirt é uma estamparia que busca trazer um pouco da arte e da cultura cordelista para o dia a dia das pessoas, utilizando a técnica da xilogravura em objetos cotidianos, como camisetas e ecobags. Frida Kahlo, Woody Allen e Janis Joplin figuram nas mais de 400 estampas catalogadas pelo artista, que também produz estampas exclusivas a pedidos. Cada camiseta custa cerca de R$ 50,00 e dá pra fazer infinitas combinações de cores, cortes e desenhos.
- Fundação das Artes apresenta exposição gratuita de xilogravura em São Caetano do Sul
- Coletivo As Trapeiras lança série de ilustrações com temáticas feministas em parceria com artistas visuais
- Aprenda como fazer camiseta tie dye com 8 estampas diferentes
- Roteiros pelo Brasil para conhecer a literatura de cordel
Quadros com xilogravuras e matrizes de camisetas também são comercializados pela marca e se transformam em lindos objetos de decoração. É importante ressaltar que toda madeira utilizada no entalhamento das matrizes da Xilo-Shirt é MDF – painel de fibras de madeira ecologicamente correto – reaproveitado de feiras livres.
Confira um pouco mais de seu trabalho: