Assista na Netflix documentário sobre ritual indígena feminino

O documentário “As Hiper Mulheres” (2012) é uma produção da Vídeo nas Aldeias (VNA), projeto precursor no campo de produção de conteúdo audiovisual indígena no Brasil.

Criado em 1986, o projeto tem como objetivo apoiar as lutas dos povos indígenas ainda existentes em território nacional a fim de fortalecer suas identidades e patrimônios territoriais e culturais.

O documentário de Fausto Carlos (antropólogo), Leonardo Sette e Takumã Kuikuro foi premiado em importantes festivais de cinema do Brasil, Hollywood, Vancouver e Amsterdam. “As Hiper Mulheres” retrata um ritual indígena feminino, misturando realidade e um pouco de ficção.

Conta-se o drama de um velho índio da tribo Kuikuro que, com receio que sua esposa já idosa venha a falecer, pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez.

As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente. Dentre isso, o expectador poderá conhecer as músicas tradicionais e sagradas, o cotidiano, o bom humor e as relações de gênero da tribo.

Clique aqui para assistir na Netflix. Confira o trailer abaixo: