Atleta chinesa quebra tabu ao falar de menstruação em entrevista
Fu Yuanhui vem conquistando todo mundo com o seu carisma – lembra da reação hilária dela ao perceber que tinha ganhado uma das provas desta Olimpíada? Então; agora, a nadadora chinesa volta a fazer manchetes por outro motivo: menstruação.
Após o seu time ficar em quatro lugar no revezamento 4 x 100 medley no último domingo, Fu comentou em entrevista à emissora CCTV: “eu não acho que fiz uma boa performance hoje. Sinto que decepcionei as minhas companheiras de equipe”. Quando perguntada se ela esta sentindo dores, a jovem de 20 anos respondeu: “é porque eu fiquei menstruada ontem, então me senti cansada. Mas essa não é uma desculpa, ainda assim eu não nadei bem o suficiente”.
Apesar de ser totalmente natural, a menstruação ainda é tabu na maioria das culturas ao redor do mundo – e é por isso que Fu Yuanhui causou tanta reação ao comentar sobre isso na televisão. No Sina Weibo, a principal rede social da China, houve muita discussão acerca do caso. Algumas pessoas ficaram confusas com o fato da menstruação não impedir uma mulher de nadar; outras ficaram com nojo e perguntaram se a piscina não ficaria vermelha por causa de Fu; já outras manifestaram apoio e admiração pela jovem ter abordado o assunto publicamente.
Algumas mulheres até fizeram comentários sarcásticos sobre a ignorância de alguns internautas:
Essa discussão sobre menstruação pegou fogo especialmente na China porque lá, absorventes internos não são muito comuns (e a educação sexual também não é incentivada nas escolas em geral). Segundo uma pesquisa de mercado de higiene feminina no país, apenas 2% das mulheres chinesas usam absorventes internos. Os principais motivos para elas os evitarem seriam: não saberem como usá-los (38%), nunca terem ouvido falar neles (31%) e a crença de que eles fazem mal à saúde (23%). Para comparar: de acordo com uma pesquisa semelhante realizada nos Estados Unidos, 42% das americanas são adeptas dos absorventes internos.
Georgie Bruinvels, cientista esportiva, fez uma pesquisa com 1.800 atletas mulheres para um projeto colaborativo entre a St Mary’s University e a University College London. “Mais de metade delas disse que sentia que o ciclo menstrual afetava a sua performance”, ela afirmou à BBC. “Nós precisamos de incidentes como [esse da Fu Yuanhui] para trazermos o assunto à tona e encorajarmos mais pesquisas”.
Assista à entrevista de Fu Yuanhui à CCTV (legendas em inglês):