Atletas militares seriam ‘estratégia de marketing’

Segundo o Ministério da Defesa, o Programa de Atletas de Alto Rendimento foi criado com o objetivo de melhorar o desempenho do país nos Jogos Mundiais Militares

19/08/2016 19:37

Arthur Nory
Arthur Nory

Em entrevista ao repórter João Fellet, da BBC Brasil, o professor da PUC-Rio e da Universidade Cândido Mendes, Márcio Antonio Scalercio afirma que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica passaram a incorporar atletas profissionais como uma “estratégia de marketing” para “ganhar um olhar positivo da sociedade”.

Diversos atletas foram criticados ao bater continência ao subir no pódio e segundo Scalercio a continência deve ser lida mais como um aceno a um patrocinador do que como uma demonstração patriótica.

Rafael Silva, o Baby
Rafael Silva, o Baby

Ainda que batam continência ao subir no pódio, os medalhistas olímpicos brasileiros que integram as Forças Armadas não têm funções militares regulares e só aderiram às corporações para sobreviver como atletas.

“As Forças Armadas brasileiras já desfrutam de um elevado conceito no seio da sociedade e não dependem de campanhas específicas de marketing para melhorá-lo”, disse o vice-almirante Paulo Zuccaro, diretor de Desporto Militar do Ministério da Defesa.

Leia a reportagem na íntegra no site da BBC.

Felipe Wu
Felipe Wu