Atriz Giovana Cordeiro diz que teve de alisar cabelo por trabalho
Para conseguir emprego, ela precisou renunciar à naturalidade dos seus cabelos encaracolados; se isso não é racismo, o que é?
Para a novela “Verão 90”, no ar na TV Globo, a atriz Giovana Cordeiro ostenta um lindo cabelo encaracolado com franja – bastante estiloso para as décadas de 80/90.
Porém, ela nem sempre pôde se orgulhar do seu cabelo natural e exibi-lo naturalmente. Em entrevista ao UOL, a atriz conta que, dos 13 aos 17 anos, período em que trabalhou como modelo, ela precisou alisar os fios com produtos químicos.
“Nunca achei meu cabelo feio, achei que dava trabalho e o liso era considerado mais bonito. Fiz a última progressiva aos 17 e depois comecei a transição [capilar]. Quando eu fazia chapinha e ia para o colégio todos falavam: ‘Uau, você está linda, mais bonita’. Aí você começa a acreditar naquilo. Todo mundo estava alisando na época”, contou Giovana.
- Como apostar no Campeonato Paulista 2025: Guia completo
- Como prevenir e diagnosticar o câncer colorretal a tempo
- Aston Villa x West Ham: Aproveite a odd 6.00 para Paquetá marcar
- De tempero a remédio: saiba o que faz da sálvia uma planta medicinal
Porém, quando a atriz decidiu voltar ao seu cabelo natural, ele teve de enfrentar a resistência dos lugares onde trabalhava e chegou a ouvir pedidos e comentários inconvenientes sobre as madeixas.
Veja mais fotos de Giovana Cordeiro:
https://www.instagram.com/p/BwXp1zrHVmY/
Racismo no trabalho
Uma pesquisa realizada pela consultoria Etnus mostra resultados alarmantes sobre como o racismo ainda está enraizado na cultura brasileira, afetando, inclusive, brasileiros no âmbito profissional.
De acordo com a pesquisa, 67% dos profissionais negros entrevistados já sentiram ter perdido uma vaga de emprego por conta de sua cor. 92% deles acreditam que ainda existe racismo na contratação de candidatos e 60% já sofreram preconceito no ambiente de trabalho.
Veja mais detalhes da pesquisa: