Bactérias do intestino são responsáveis pela queima de caloria noturna, diz estudo
Cientistas da Universidade de Iowa, nos EUA, descobriram que a queima de calorias durante a noite é conduzida pelos micróbios em nosso intestino. Eles esperam que a descoberta possa levar a novos tratamentos para a obesidade.
“Nossa pesquisa leva à conclusão de que provavelmente as bactérias (no intestino) são responsáveis pelas calorias que você queima enquanto está dormindo”, disse o professor de microbiologia e urologia Dr. John Kirby, responsável pelo estudo.
Uma equipe de pesquisadores avaliou os efeitos da risperidona, um antipsicótico que causa um significativo aumento de peso nos pacientes. O medicamento é usado para tratar distúrbios psiquiátricos em adultos e crianças, como o autismo, transtorno bipolar e esquizofrenia.
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
Dr Kirby e outro cientista da sua equipe concluíram em estudo feito anteriormente que os pacientes em tratamento com risperidona a longo prazo ganharam peso por causa de uma mudança significativa na composição do microbioma do intestino.
Eles descobriram que a droga provoca aumento de peso em ratos – um extra de 2,5 gramas, ou cerca de 10% da massa total do corpo – ao longo de dois meses.
Os pesquisadores também determinaram que o medicamento alterou significativamente a composição bacteriana do microbioma de camundongos.
O microbioma alterado foi descoberto por causar uma redução na taxa de repouso do metabolismo, que é inteiramente responsável pelo ganho de peso.
“Com este estudo, agora temos um mecanismo para saber que as mudanças no microbioma contribuem para o ganho de peso e têm relação com as variações da taxa metabólica de repouso.”, explicou o pesquisador.