Baila comigo? Veja 10 filmes com ótimas sequências de dança
Diego Dias é um amigo de longa data. Jornalista e publicitário de formação, ele tem uma passado fortemente ligado às artes, mais especificamente à dança. Aos 7 anos começou a fazer ballet, aos 15 fez jazz e aos 16, dança de salão. Depois de adulto, a dança deu lugar a outras ocupações e transformou-se em hobby.
Se você arriscar uma conversa sobre dança com ele, certamente verá uma pessoa empolgada comentando sobre passos, ritmos e coreografias. Por isso, quando pensei em uma lista de bons filmes sobre essa arte, pedir a ajuda do Diego foi a primeira coisa que me veio à mente.
Eu sabia que ele fugiria do senso comum e indicaria produções interessantes. E estava certo. “Eu poderia ficar nos óbvios como “Flashdance”, “Footloose” e “Dirty Dancing”, mas se fosse para isso você não precisaria de ajuda”, respondeu por e-mail junto com a lista comentada que você acompanha logo abaixo.
Segundo Dias, a seleção inclui “filmes bons e filmes não tão bons, mas em todos eles as sequências de dança não deixam a desejar”. A maioria dos títulos está disponível em plataformas de streaming, como Netflix e Telecine Play (veja nossa lista completa aqui).
Ah, atente-se para a honestidade dos comentários, praticamente uma marca pessoal desse meu amigo.
“E um documentário alemão dirigido pelo Wim Wenders, sobre a obra da Pina Bausch. É insano. Não faz o menor sentido. Mas coreografias, meu amigo…”
2) “O Sol da Meia-Noite” (1985)
“A velha briga EUA x URSS, mas dessa vez o enredo é permeado pela dança na vidas das personagens principais. Tem bastante ação e um roteiro bem legal, além de ser umas das raras vezes que veremos Baryshnikov no cinema.”
“A história é água com açúcar? Sim. Mas tem o Patrick Swayze e a Lisa Nieme velhos e dançando muito bem. Retrata bem como é a vida de quem envelhece dançando e onde enfiar o ego.”
“O filme não é incrível, mas mostra com detalhes a vida numa companhia de ballet. Tem várias sequências de dança maravilhosas e tem o James Franco.”
5) “Hairspray” (1988 e 2007)
“A versão de 1988 tem a Divine (Pink Flamingo) como a senhora Turnbled e não tem sequências de dança incríveis, mas vale muito a pena.”
“A versão de 2007 tem o John Travolta. O filme e tem umas sequencias de dança foda. Os dois são bons para dar umas risadas e tem uma mensagem bacana sobre o racismo dos estados unidos nos anos 60.”
“Pode parecer bobo, mas não é. Ok, é um pouco, mas vale a pena. Cenas bacanas de dança de salão e um elenco muito bom.”
“Filme de 1988 com um roteiro cafona. As sequências de dança são maravilhosas e bem sensuais, mas o filme é fraco. Dança de salão com foco em rítmos latinos.”
8) “Marilyn Hotchkiss Ballroom Dancing and Charm School” (2005)
“Foi traduzido como “Baila Comigo”. Por que Deus? O roteiro e os atores são bem melhores do que os de Salsa e ainda tem a Sônia Braga no elenco.”
“As dificuldades de entrar e se manter na escola de artes dramáticas de NY. E desse filme uma das cenas mais clássicas de dança do cinema, quando todo mundo sai dançando do refeitório e vai pra rua. Não me venha com essa porcaria de remake que fizeram há uns anos. Só o de 1980 é bom. Ponto.”
“Dispensa comentários e apresentações. Uma das melhores histórias que já fizeram sobre dança.”