BBB 21: Mãe de Gil critica Nego Di por chamar seu filho de ‘sujinho’
"Chamar meu filho de sujo e chupa cabra foi degradante", disse Jacira Santanna
Jacira Santana, a mãe de Gil, integrante do grupo pipoca do Big Brother Brasil 21 (BBB 21), na TV Globo, se pronunciou sobre o comentário que Nego Di, do grupo camarote fez sobre o economista. O humorista disse que Gil não é negro e sim “sujinho”.
“Infelizmente hoje eu tive o desprazer de assistir alguns participantes do BBB 21 hostilizando meu filho Gilberto. Chamar meu filho de sujo e chupa cabra foi degradante. Ele tem orgulho de sua cor e raça. Nunca esqueceu suas origens. Um rapaz com a cabeça sensata. Pensa com coração e não tem maldade, mas aprendeu a identificar a maldade de perto de alguns participantes do reality”, disse a mãe de Gil.
“Todavia é muito homem para enfrentar as cobras peçonhentas. Acordou para o jogo e sabe muito bem quem são boas pessoas la dentro. Respeita o ser como deve ser respeitado. Gilberto é meu orgulho de coração puro e por ser um grande pensador”, completou Jacira Santanna.
O perfil oficial de Gil nas redes sociais também se manifestou contra as declarações de Nego Di. “Segundo o IBGE, a população autodecretada negra e parda do Brasil soma mais de 56%. Gilberto se declara, se considera e se reconhece como negro. Nessa madrugada, tivemos a infelicidade de assistir a participantes invalidando sua cor (achando que eles são os detentores do poder de dizer quem é negro ou não), o chamando de ‘sujinho’, de ‘neandertal’, falando que ele deveria se esfregar com uma bucha e dar um jeito no cabelo”, começou o texto.
“Tivemos a infelicidade de assistir participantes invalidando sua cor (achando que eles são os detentores do poder de dizer quem é negro ou não), o chamando de “sujinho”, de “neandertal”, falando que ele deveria se esfregar com uma bucha e dar um “jeito” no cabelo”, diz a mensagem.
“Estamos aqui fora por ele e não deixaremos que nenhum tipo de racismo e homofobia passem impunes. O Gilberto representa uma parcela importante e significativa da sociedade e merece respeito por tudo que ele é e representa”, disseram os moderadores.