BBB 22: Autor de ataques racistas em blog faz parte de grupo neonazista
Aristides Braga havia sido exposto há duas semanas em matéria do "Fantástico" sobre grupos neonazistas no Brasil
A polícia do Rio de Janeiro conseguiu identificar o autor de ameaças e ataques racistas contra Douglas Silva e outros participantes do BBB 22. O criminoso, de acordo com a polícia, é Aristides Braga, que há duas semanas foi exposto no “Fantástico” em uma grande reportagem sobre grupos neonazistas no Brasil.
“São jovens que, na verdade, passam horas e horas na frente do computador, que não têm vida social ativa e se desnudam nesse mundo virtual”, afirma a delegada Andrea Mattos, que investiga os grupos.
Israel Soares é outro integrante do mesmo grupo de internet. Ele também foi mostrado na matéria do Fantástico sobre os grupos neonazistas brasileiros.
“Tanto o Israel quanto o Aristides fazem parte de diversos grupos extremistas, mas não necessariamente agem em conjunto. Eles têm atuações individuais, mas é importante marcar que a motivação é a mesma, de homofobia, transfobia, racista, misógina”, diz a delegada.
Na última sexta-feira, 28, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpriu mandados de busca e apreensão contra Aristides e Israel. A intenção, conforme a delegada Andrea, “foi principalmente recolher aparelhos de celular, computador”. “Nós enviaremos para perícia para provar é que, de fato, tudo o que foi postado partiu dos dois”, explica ela.
Israel foi preso preventivamente por ter ameaçado diversas pessoas por e-mail. Os últimos ataques foram dirigidas a vereadores de Porto Alegre e do Rio de Janeiro.
Em nota, a defesa de Israel Soares diz que está em colaboração com as autoridades e que não concorda com a prisão preventiva dele. A defesa de Aristides Braga, também por nota, alega que ele teve seu computador invadido e que não foi o responsável pela criação do blog ou pelas ofensas e ameaças proferidas aos participantes negros do Big Brother Brasil 22.
Acompanhe todas as notícias do BBB 22 na nossa página especial.