BBB20: Manu critica discurso pré-paredão de Rafa para Hadson
"Não podemos passar pano", disse a cantora
Em conversa sobre a eliminação de Hadson (Pipoca) do Big Brother Brasil, 20 (BBB20), Manu (Camarote) criticou o discurso que a sister Rafa (Camarote) fez para o ex-jogador de futebol, durante o programa ao vivo de terça-feira, 11, pré-paredão.
Durante conversa com Mari (Camarote), Thelma (Pipoca) e Gizelly (Pipoca), Manu Gavassi ponderou sobre a repercussão fora da casa a partir do que Rafa havia dito. A cantora está com medo que as palavras da sister soem como invalidação da luta contra o machismo que todas as mulheres participantes do reality da TV Globo encamparam nos últimos dias.
“A gente não deixou isso passar em branco em prol de pessoas que passam por situações de machismo como essa, e depois de tudo isso as pessoas ainda acham que a gente pediu desculpa? Fico com medo desse discurso invalidar tudo que a gente fez. Mas não vou passar borracha, passar pano nessas histórias, eles tiveram atitudes horríveis”, afirmou Manu.
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
Quando Rafa falou, no programa de terça-feira, ela afirmou que caso as sisters tenham errado, seriam as primeiras a se desculparem.
Mas Manu, sconfiante da análise que as sisters fizeram dos acontecimento, discorda da possibilidade levantada por Rafa. “A gente não errou, não tem motivo para pedirmos desculpas. Tanto que foi bem louvável a atitude do Felipe de vir falar com a gente para pedir desculpas, senti que ele foi sincero. Eu não tiro a culpa dele, mas no fim também acho que ele foi na onda dos dois [Hadson e Lucas]”.
https://twitter.com/VemBigBrother/status/1227497668991012865?s=20
O que machismo?
O machismo é o preconceito que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Em bom português: é toda a opressão sofrida por mulheres e produzida por homens.
Por exemplo, uma pessoa machista é quem acredita a mulher não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como é inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.
O pensamento machista é totalmente cultural e pode vir de todo canto da sociedade, independente da classe social, posição política, religião ou família.
Por ter sido tratado como algo normal por muito tempo, há apenas algumas décadas esse comportamento é problematizado, especialmente pelos movimentos feministas, que lutam pela igualdade de gênero.
E mesmo com o avanço da luta feminista, não é todo mundo que concorda que o machismo deve ser combatido. Isso faz com que, mesmo com os esforços feministas, ele ainda esteja presente em tantos ambientes.
É importante lutar contra o machismo porque…
- – Das 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem CEO’s mulheres;
- – As mulheres realizam 6 vezes mais os afazeres domésticos do que os homens;
- – 62% dos homens acreditam que é dever deles sustentar a família;
- – 51% das mulheres concordam com os homens acima;
- – 1 em cada 3 mulheres sofre algum tipo de violência doméstica ao longo de sua vida;
- – A cada 2 segundos, uma garota menor de idade é forçada a se casar;
- – 1/3 dos países não entende violência doméstica como crime;
- – Mais de 200 milhões de garotas e mulheres foram obrigadas a passar por mutilação genital;
- – 87 mil mulheres foram vítimas de feminicídio em 2017 no mundo;
- – 58% delas foram assassinadas por conhecidos ou familiares;
- – Acontece 6 feminicídios por hora em todo o planeta;
- – No Brasil, 1200 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2018;
- – Isso é 4% a mais do que em 2017
Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!