BBB21: Fiuk revela ter TDAH; conheça sinais e sintomas
Entre os sintomas, estão desatenção, hiperatividade e impulsividade
O cantor Fiuk, um dos participantes do time camarote do “BBB 21“, revelou que foi diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) quando era criança.
A revelação foi feita durante bate-papo do cantor com o rapper Projota na tarde desta terça-feira, 26.
“Fui crescendo e quis saber o que era isso que eu tenho, fui ficando inquieto. Será que minha cabeça é limitada? Não era uma coisa positiva na escola, os moleques acabavam comigo. Eu não conseguia ser amigo de ninguém. As meninas sempre ficavam com dó, mas até a minha pré-adolescência foi brabo. Quando eu li, conheci o que era DDA”, contou Fiuk ao brother.
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- Método Pomodoro: conheça a técnica absolutamente simples que ajuda quem tem TDAH
- O hábito diário que pode levar ao TDAH, segundo estudo
- TDAH: o tratamento simples que ajuda a reduzir os sintomas em jovens
Mas afinal o que é TDAH (ou DDA)?
O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha a pessoa por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
O transtorno é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e atinge cerca de 5% das crianças do planeta. De acordo com a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção), em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas: desatenção e hiperatividade-impulsividade.
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “atrapalhadas” e com “bicho carpinteiro” ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo).