Blogueira testa as cores mais escuras de marcas de maquiagem
Nyma Tang abre uma discussão sobre representatividade no seu canal de beleza
Se tem algo em que muitas marcas de maquiagem precisam trabalhar é na diversidade de suas cores de base, corretivo, iluminador, bronzer e tudo mais que possa ter cor da pele. Porque o conceito de “cor de pele” não abriga apenas alguns tons de bege.
Esse é um dos assuntos que Nyma Tang discute no seu canal de beleza. A youtuber criou uma série de vídeos chamada “The Darkest Shade” (“o tom mais escuro”, em tradução livre), em que ela testa as cores mais escuras disponíveis em linhas de maquiagem. E não é raro ela se deparar com produtos que não chegam nem perto da cor da sua pele.
Um exemplo é a nova linha de cosméticos para contornar o rosto da Kim Kardashian. Pelas fotos de divulgação, a blogueira já imaginava que eles não dariam certo; mas após a insistência de muitos seguidores, decidiu dar uma chance. Ela comprou o kit de tons mais escuros, composto por três bastões diferentes. As cores de bronzer do kit pareceram iluminadores na pele dela, e ao mesclá-las com uma esponja, desapareceram. Já o iluminador mate ficou claro demais:
Às vezes, Nyma também se surpreende positivamente. Ela havia recebido muitas recomendações de um corretivo da Tarte, mas olhando pela embalagem, acreditava que a cor mais escura da marca parecia clara demais para a sua pele. No entanto, adorou o resultado:
O problema, porém, não é apenas encontrar marcas que façam produtos que sejam da cor de pele da blogueira. Também é comum que as lojas só tenham à venda as cores mais claras de uma linha de maquiagem.
Esse foi o caso da base da linha Fit, da Maybelline. “É muito frustrante”, Nyma lamentou no vídeo abaixo, “você meio que consegue adivinhar quais lojas terão [opções de cores mais escuras], porque é demográfico. Não acho que deveria ser assim. É algo que me incomoda muito. Tive que ir a quatro ou cinco supermercados para conseguir essa base”. Ela ainda completou: “não acho que seja justo ter todas as outras cores e então cortar as mais escuras”.
Nyma já tem mais de 230 mil seguidores no YouTube, e esse número promete crescer muito mais. Porque com a série “The Darkest Shade”, ela expõe uma mensagem muito importante: precisamos de mais representatividade. “Senti que se não fizesse isso, o lado mais escuro do espectro de cores continuaria passando despercebido”, apontou ela na resenha do kit de contorno da Kim Kardashian. “Espero que as empresas percebam que quando se trata dos seus produtos, elas devem incluir todo mundo. É basicamente por isso que estou fazendo este vídeo. Porque precisamos que pessoas com o meu tom de pele façam vídeos como este”.