Bolsonaro topa, Brasil é escolhido para sediar Copa América e revolta web
Na web, internautas se revoltaram com a dificuldade do governo em responder e-mails de ofertas de vacina, mas agilidade em responder a Conmebol
A Conmebol anunciou nesta segunda-feira que a Copa América 2021 será disputada no Brasil após receber o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Enquanto o país ainda vive tempos sombrios por causa da pandemia de covid-19, a falta de vacinas para a população, a realização do megaevento no país gerou revolta na web.
Os jogos estão arcados para acontecer entre os dias 13 de junho e 9 de julho, mas as cidades sedes ainda serão divulgadas. De acordo com a CBF, Manaus, Brasília, Natal e Recife seriam as cidades escolhidas para receber a competição, porem ainda não estão confirmadas.
A CBF deu aval para a realização dos jogos no País, em concordância com o governo federal. Houve uma consulta nesta segunda-feira ao governo federal, que deu sinal verde para o torneio. A entidade agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e à CBF por “abrir as portas desse país” para o “evento esportivo mais seguro do mundo”.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
A Conmebol deseja fazer a final no Rio de Janeiro, no Maracanã. Há Estados brasileiros que aceitariam receber as partidas e outros que não.
“Quero agradecer muito especialmente ao presidente Jair Bolsonaro e a seu gabinete por receber o torneio de seleções mais antigo do mundo. Igualmente meus agradecimentos vão para o presidente da CBF, Rogério Caboclo, por sua colaboração”, disse o dirigente da Conmebol Alejandro Dominguez.
Até o momento, o Brasil está longe de controlar a covid-19 no país O País continua enfrentando altos índices de mortes e contágios, além de novamente ter suas UTIs, em alguns Estados, com utilização alta, acima dos 80%. Nas últimas 24 horas, a média móvel de mortes por covid teve a terceira alta seguida e chegou a 1.844.
Ao Estadão, o médico infectologista Julio Croda , professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) condenou a realização da Copa América no país. “Acho que não seria adequado fazer o torneio no Brasil porque ainda não temos uma situação tranquila em relação ao controle da pandemia”. “Com o aumento do número de viajantes, teremos maior contato entre as pessoas, maior transmissão do vírus e, consequentemente, podemos ter novas variantes”, completa o especialista.
A Conmebol ainda vai oficializar os Estados que receberão as partidas. Por enquanto, o que fica é a indignação dos brasileiros com o megaevento. As redes sociais foram tomadas de protestos e memes contra a Copa América no Brasil, em especial a revolta pelo presidente Jair Bolsonaro se mostrar tão ativo para viabilizar o evento no país, enquanto seu governo ignorou 14 e-mails de ofertas de vacina, conforme foi demonstrado nas últimas semanas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que acontece no Senado Federal para investigar as ações e omissões do governo federal durante a pandemia.
Confira a repercussão:
https://twitter.com/delucca/status/1399409486163550211?s=20
https://twitter.com/anarthiago/status/1399418714626441219?s=20