Brasil arrasa no Pan de Lima e fica em 2º no quadro de medalhas

Foi a melhor participação brasileira na história da competição

Time Brasil durante a cerimônia de encerramento do Pan de LIma, em que o Brasil teve a melhor participação da história
Créditos: Alexandre Loureiro/COB
Time Brasil durante a cerimônia de encerramento do Pan de LIma, em que o Brasil teve a melhor participação da história

Depois de ganhar a medalha de ouro, Rafaela Silva pediu e foi prontamente atendida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A judoca campeã olímpica, mundial e, agora, dos Jogos Pan-Americanos foi a porta-bandeira da delegação nacional na cerimônia de encerramento em Lima. A justa homenagem fechou a melhor participação brasileira na história da competição. Foram ao todo 171 pódios, que levaram o país à segunda colocação do quadro de medalhas pela primeira vez em 56 anos com 55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze.

Antes de Lima, o Brasil só tinha terminado como vice-líder do quadro de medalhas em 1963, ano em que a sede dos Jogos Pan-Americanos foi São Paulo. O desempenho superou também as marcas obtidas no Rio de Janeiro, em 2007, que até então era a edição mais medalhada do país com 157 pódios (65 ouros, 40 pratas e 52 bronzes).

“Eu vejo o Brasil, mesmo com todas as dificuldades do nosso cenário econômico, evoluindo em vários esportes, conseguindo boas marcas, trazendo alegrias para a população – acho que o papel do esporte também é esse. Eu entendo hoje que o Brasil tem uma posição de destaque, a gente consolidou essa posição mais uma vez, alcançamos um resultado inédito e saímos daqui bem satisfeitos”, analisou o diretor-geral de esportes do COB, Jorge Bichara.

Pela quarta edição seguida dos Jogos Pan-Americanos, a natação foi a modalidade que mais contribuiu para o Brasil. Da piscina do centro aquático de Videna vieram 30 medalhas, das quais, dez de ouro. A sempre tradicional vela brasileira foi campeã de cinco das 11 classes que foram disputadas em Lima. Já o atletismo subiu seis vezes no lugar mais alto do pódio, enquanto a ginástica artística, com cinco ouros, ficou pela primeira vez na liderança do quadro de medalhas da modalidade.

Leia a íntegra da reportagem.

O portal OTD – Olimpíada Todo Dia é parceiro da Catraca Livre na cobertura do Pan e do Parapan Lima 2019. Acompanhe tudo o que rola na competição em nossa página especial!