Campanhas que mostram o ‘verdadeiro’ corpo das mulheres
Quando Sharon Fox foi diagnosticada com câncer de mama, em 2009, seu mundo desmoronou. Com as sessões extenuantes de quimioterapia, a britânica passou a usar um número de calça quatro vezes maior do que estava acostumada. O ganho de peso somado com a doença, derrubou por completo sua autoestima.
Agora, cinco anos após o diagnóstico, Sharon deu volta por cima e, junto com outras 14 mulheres que superaram problemas de autoestima e prejudiciais à saúde devido ao excesso de peso, posou só com a roupa de baixo para divulgar a campanha “Real Women” (Mulher Real, em português) promovida pela Ultimo, uma marca de lingerie inglesa.
A britânica Michele Mone, a idealizadora da marca, revelou ao tabloide britânico The Daily Mail, que o objetivo da campanha é quebrar o estereótipo de modelos magras e sensuais e apresentar o ‘corpo real’ das mulheres.
“Desde que a Ultimo foi fundada, o meu objetivo foi o de reforçar a confiança das mulheres. Eu sinto que é o nosso dever, independente da forma e do tamanho (do corpo), faze-las sentirem-se bem”, disse Michele ao tabloide.
Para Sharon, a campanha foi a oportunidade perfeita para recuperar sua autoestima. Como um dos efeitos colaterais da quimioterapia, a britânica, além de perder o cabelo, engordou cerca de 6 kg neste período. A remoção de ambos os seios, também foi outro fator para que Sharon não se sentisse confiante.
Volta por cima
Determinada a não deixar a doença ‘arruinar’ sua vida, em janeiro de 2013, Sharon começou a praticar exercícios físicos diários e mudou por completo seus hábitos alimentares.
No prazo de nove meses, já havia emagrecido os 6 kg ganhos durante as sessões de quimioterapia. No mesmo período, Sharon passou por duas cirurgias para fazer a reconstrução de seus mamilos.
Com a autoestima retomada, a britânica sentiu-se confiante o suficiente para posar de lingerie para a campanha. Ela é uma das 15 mulheres participantes do ensaio que, embora com históricos diferentes, também sofreu com problemas de confiança com o corpo.
Outras Participantes
A gerente de escritório Karen Charlton, sentiu a necessidade de emagrecer após se divorciar do marido, em 2010. A britânica engordou 12 kg após dar à luz a seus dois filhos.
Determinada a mudar a situação, com a ajuda de um aplicativo, a gerente conseguiu montar uma rotina de treinos e dietas. Dentro de algumas semanas, ela viu o resultado. Com a confiança retomada, Karen agora estrela ao lado de Sharon na campanha da lingerie.
Das 15 mulheres, a história de Tracy Willmers é, provavelmente, a mais impressionante. Seus problemas com excesso de peso começaram aos 13 anos. Aos 21 anos, a também britânica mal conseguia subir escadas sem sentir falta de ar.
Tracy começou a ter uma rotina mais saudável aos 30 anos. Com o incentivo de um amigo, se inscreveu em uma academia e deu início a uma dieta radical. A determinação da britânica alcançou resultados surpreendentes.
Hoje, com cerca de 31 kg a menos, a mulher, além de fazer parte da campanha, está se preparando para correr uma meia-maratona. “Atualmente, eu me exercito três vezes por semana. A perda de peso me deixou com estrias, mas eu não me importo. Eu sou uma mulher de verdade”, revelou ao The Daily Mail.
Via The Daily Mail