Casa de Cultura do Parque tem finais de semana recheados de música, literatura, oficinas e muito +
Com shows de música brasileira e aulas sobre livros que caem no vestibular, o centro cultural oferece uma intensa programação gratuita
Seus fins de semana nunca mais serão os mesmos! Se você procura um rolê diferente em São Paulo, a Casa de Cultura do Parque é um prato cheio pra quem não perde a oportunidade de conhecer novos lugares na cidade.
E o melhor de tudo: o espaço mantém uma intensa programação gratuita para ninguém botar defeito.
Os frequentadores podem aproveitar oficinas, exposições, debates, shows e exibições de filmes. Sem contar a biblioteca, claro. Ou seja, tem atrações para todos os gostos e idades.
E, para conferir tudinho, basta acessar a programação completa aqui.
Prosa do Vestibular
A Casa de Cultura do Parque também é ponto de encontro para os amantes da literatura. Pela quarta vez, o centro cultural realiza a Prosa do Vestibular, uma série de encontros sobre sobre literaturas em língua portuguesa.
Sempre aos sábados, das 10h30 às 12h, até o dia 19 de outubro, os interessados podem descobrir muitas curiosidades sobre as obras que estão na lista da Fuvest.
No dia 7 de setembro, o filósofo Douglas Barros fala sobre o livro “Nós matamos o cão tinhoso!”, de Luís Bernardo Honwana. Formado por sete contos, o livro retrata a realidade sufocante dos trabalhadores moçambicanos durante a colonização portuguesa.
Na semana seguinte, dia 14 de setembro, a professora de português Letícia Parks aborda o livro “Os ratos”, de Dyonélio Machado. Ao longo de 28 capítulos, os leitores acompanham a perambulação de um homem em crise por uma Porto Alegre provinciana.
Dia 21 é a vez da poesia de Carlos Drummond de Andrade. A Senhorita Bira, que pesquisa políticas públicas, ciências humanas e e pedagogia e mostra suas análises no canal O Algoritmo da Imagem, discute o livro “Alguma Poesia”.
No dia 28 de setembro, a escritora, poeta e jornalista Elizandra Souza apresenta a obra “Água Funda”, Ruth Guimarães. Lançado em 1946, o trabalho faz uma reconstituição etnográfica da linguagem caipira.
Formado em Letras e atuando junto à educação básica, Arthus Bustamante fala sobre “Quincas Borba”, de Machado de Assis, no dia 5 de outubro. O romance narra a ascensão social de Rubião que, após receber toda a herança do filósofo louco Quincas Borba – criador da filosofia “Humanitas” -, muda-se para a Corte no final do século 19.
A Prosa do Vestibular chega ao fim no dia 19 de outubro com dois encontros. O primeiro com a mestre em educação e doutoranda Maria Celeste de Souza sobre “A Ilustre Casa de Ramires”, de Eça de Queirós. A obra póstuma traça uma observação fina e irônica da nobreza lusitana decadente.
E o segundo com com Tiago Valente – mestre em Letras pela UNIFESP, ator e criador de conteúdo literário – sobre a relevância da leitura e análise de obras literárias presentes no vestibular da Fuvest.
Festa da Música
Se você é do tipo que não perde a oportunidade de curtir um show ao vivo vai se divertir na primeira edição da Festa da Música, que acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, das 14h às 18h.
O evento carregado de brasilidades marca os três anos de parceria da Casa de Cultura do Parque com o Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP Tom Jobim (NDC).
O público tem a chance de assistir a 10 apresentações musicais dos mais diversos estilos, como choro, forró e novas versões da MPB. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação do espaço.
A programação começa às 14h do dia 31 com o sambinha de responsa do Sambalaio. Formado apenas por mulheres, o grupo homenageia grandes nomes deste gênero musical. Depois, às 15h, o Baile Cruzado mostra a essência dos bailes de gafieira com um toque inovador.
Com um estilo mais intimista, o show das 16h reúne Eva Treva e Luis Chamis. A ideia da dupla é mesclar bossa nova com uma MPB mais contemporânea. Às 17h, é a vez do Quitanda Duo apresentar composições autorais e homenagear artistas como Joyce, Sérgio Santos e Breno Ruiz, sempre com muita originalidade.
A programação do sábado chega ao fim às 18h com show de Renato Braz e Cristovão Bastos. Os consagrados compositores apostam em uma MPB mais tradicional. Bastos foi parceiro de Chico Buarque, Paulinho da Viola, Nana Caymmi e Gal Costa, enquanto Braz foi vencedor do Prêmio Visa de MPB. Demais, não?
O domingo, dia 1º de setembro, tem início com a combinação de sax, guitarra e voz de Alvorada Duo e Fran Nobrega. O trio passeia pelo forró, MPB e samba-jazz a partir das 14h.
Às 15h, o Trio Café chega chegando com aquele samba de respeito e canções da MPB. O show das 16h, com o Grupo Uirapuru, se mantém firme no samba e no ijexá, com clássicos de Dona Ivone Lara e Alcione. Já às 17h, é hora de agitar o corpinho com o forró pé de serra do grupo feminino Forró de Gabriela.
A programação lindona da Festa da Música acaba às 18h, com a apresentação do cantor e compositor pernambucano Paulo Netto. O artista já participou de projetos sobre Adoniran Barbosa, Belchior, Luiz Gonzaga e Herivelto Martins, além de ter ganhado o reality show “Ídolos”, em 2006.
Tá vendo como a Casa de Cultura do Parque é perfeita para um público de todas as idades? Acompanhe a programação do fim de semana do espaço por meio deste link aqui e não deixe de aproveitar esse lugar tão especial.
E se você ficou curioso de como é um fim de semana por lá é só assistir ao vídeo abaixo: