‘Chá Comigo’: projeto oferece espaço exclusivo para mulheres falarem sobre sexo

Sabe aquelas dúvidas sobre sexo que você sempre quis esclarecer, mas nunca se sentiu à vontade para discutir com outras pessoas? Pensando nesse nicho do mercado, a jornalista e educadora sexual do Recife (PE), Julieta Jacob, editora do blog ‘Erosdita‘, lançou o projeto “Chá Comigo“, que oferece um espaço totalmente exclusivo e informal para mulheres conversarem e explorarem temas ligados à sexualidade.

O projeto acontece em três diferentes formatos: para noivas (em chás de lingerie), em reuniões de amigas e cafeterias da cidade. Nos encontros na cidade, Julieta propõe uma conversa com as participantes de acordo com as principais dúvidas e interesses, com o objetivo de informar sobre sexo, romper tabus e contribuir para o processo de empoderamento feminino.

“O Chá Comigo é uma forma de levar educação sexual para além da sala de aula de uma forma criativa, leve e bem-humorada, e assim impactar positivamente a vida de muitas mulheres”, afirma a jornalista.

O projeto oferece um espaço exclusivo e informal para mulheres explorarem temas ligados à sexualidade

A ideia surgiu anos depois de Jacob lançar seu blog sobre sexualidade, chamado ‘Erosdita’. Após receber vários e-mails com dúvidas de leitoras e leitores, ela criou em 2013 a websérie “Sexo a Duas“, em parceria com uma amiga do curso de Educação Sexual, Rebecca Spinelli. Os 15 episódios abordaram temas diversos, como sexo oral, higiene íntima e sexo no pós-parto, e tiveram uma ótima repercussão.

Ao encerrar a produção da série, Julieta procurou maneiras inovadoras para empreender. Ela se perguntou que tipo de serviço poderia oferecer que tivesse uma demanda de pessoas que pagaria por ele. A partir de algumas pesquisas, a jornalista percebeu que havia um nicho no mercado de noivas e nos chás de lingerie que queria ter alguém de confiança para aprender mais sobre sexo. Foi aí que nasceu o “Chá Comigo“.

Nos encontros, a jornalista tira todos os tipos de dúvidas sobre sexo

O desafio seguinte foi formatar o serviço para que não fosse confundido com o que já existia no mercado, já que a proposta era diferente e bem mais pedagógica.

“Se uma mulher não tem uma boa lubrificação vaginal porque não tem desejo sexual e, consequentemente, não fica excitada, ela não precisa de um gel lubrificante para facilitar a penetração e “resolver” o problema. Ela precisa trabalhar a sua bagagem erótica, se masturbar para conhecer o seu prazer e descobrir o que desperta o seu desejo”, explica ela.

O serviço é destinado a mulheres de todas orientações sexuais e identidades de gênero

A educadora diz que destina seu serviço a mulheres de todas orientações sexuais e identidades de gênero. E por que mulheres? Seu foco no público feminino se deu por causa da defasagem sexual secular que as mulheres têm em relação aos homens, o que traz como consequência a falta de prazer na vida sexual e o desconhecimento do próprio corpo.

A organização dos espaços é feita da seguinte maneira: quando Julieta é convidada, a própria pessoa que decide o local. No trabalho com noivas, o chá geralmente acontece em uma suíte de motel ou na casa da noiva, já nas reuniões de amigas, ocorre em salões de festa. “O importante é que todas se sintam à vontade, pois o trabalho é leve e divertido”, completa.

Para solicitar um “chá” com Julieta, basta entrar em contato pelo e-mail, blog ou redes sociais

De acordo com ela, a pergunta mais comum dos encontros é: “Como manter o desejo em alta em relacionamentos duradouros?”. “A vontade de saber o que seria um padrão sexual “normal” e quantas vezes um casal deve transar por semana também é grande”, afirma. Todas as respostas procuram abordar as características sexuais de homens e mulheres, além de compreender histórica e culturalmente como certos preconceitos de gênero e estereótipos foram construídos com o passar do tempo.

Para solicitar uma conversa com Julieta, basta enviar um email para julieta@erosdita.com, entrar em contato pelo blog ou pelas redes sociais, InstagramFacebook.

Assista ao episódio da série “Sexo a Duas”: