Cientistas encontram continente perdido no Oceano Índico
Atlântida pode ser só lenda, mas que os mares escondem pedaços da história da Terra, escondem.
Um grupo de pesquisa da Universidade de Witwatersrand, da África do Sul, encontrou pedaços de um antigo continente submersos no oceano Índico. Coberto de lava, o território, apelidado de “Mauritia”, fica sob Maurício, um país insular africano.

No estudo publicado no diário científico Nature Communications, os pesquisadores apontam que o pedaço de terra deveria pertencer a Gondwana, um super-continente que existia há mais de 200 milhões de anos.
Na era Paleozoica – muito, mas muito antes dos primeiros hominídeos aparecerem -, o nosso planeta tinha toda a sua terra aglomerada em um único continente, Pangeia. Esse território acabou se fragmentando em Laurásia e Gondwana: o primeiro compreendia a América do Norte, a Europa, a Ásia e o Ártico, e o segundo, a América do Sul, a África, a Austrália e a Índia. No lento processo de ruptura que acabou formando o mapa que conhecemos hoje, muitos pedaços de terra acabaram sendo engolidos pelo mar.

Por isso, o professor Lewis Ashwal, que lidera o artigo científico, explica que há vários “continentes perdidos” pelos oceanos. A sua equipe descobriu Mauritia após analisar diversas rochas em Maurício que foram cuspidas por lava durante erupções vulcânicas. Com mais de 3 bilhões de anos, as pedras não poderiam pertencer ao mesmo grupo geológico da ilha, cujas rochas “só” têm até 9 milhões de anos.
Agora estamos no aguardo pela descoberta de Atlântida.