Cientistas usam esta música para induzir a tristeza em estudos
Qual é a música que mais te emociona? Aquela que toda vez que você escuta, sente um aperto e, quem sabe, até derrama umas lágrimas? Não tem problema admitir que existe uma canção que te faz se sentir assim – todo mundo passa por isso.
E os cientistas também sabem que isso é normal. Tanto que eles escolheram uma música para induzir tristeza em participantes de vários estudos nos últimos anos: a “Discovery of the Camp”, composição de Michael Kamen para a série “Irmãos de Guerra”:
- Quando é o melhor momento para consumir vitamina D
- Por que este traço psicológico pode indicar falta de ômega 3?
- Saiba como estudar de graça no Reino Unido
- Dicas para reduzir o colesterol ruim e evitar doenças crônica
Em uma pesquisa recente, 102 pessoas de idades entre 18 e 67 anos tiveram de ouvir essa música e, em seguida, responder um questionário sobre como elas se sentiram. Com base nisso, os cientistas dividiram as pessoas em três grupos: os que sentiram uma “tristeza relaxante”, os que sentiram uma “tristeza com ansiedade” e os que sentiram uma “tristeza profunda”. Depois, os participantes completaram uma série de testes para medir sua empatia. E os que se emocionaram mais tiraram pontos mais altos.
Sim, o estudo ainda é limitado e não podemos dizer com 100% de certeza que pessoas que se emocionam mais com música sejam mais empáticas. Porém, ele prova que ninguém precisa se sentir mal por deixar algumas lágrimas caírem por causa do tema de “Titanic”.