Cillian Murphy revela incômodo ao gravar esta cena de “Oppenheimer”
A mesma cena do filme gerou polêmica em diversos países, principalmente na Índia; entenda
“Oppenheimer“ está em cartaz nos cinemas e tem dado o que falar pelo elenco de grandes estrelas, pela qualidade técnica e, principalmente, pela trama dirigida e roteirizada por Christopher Nolan.
O filme acompanha a história do renomado físico J. Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica. O papel do físico Robert Oppenheimer ficou com o ator Cillian Murphy, que comentou sobre uma cena que o deixou bastante desconfortável.
Antes de mais nada, em entrevista à GQ, o ator destacou que a cena de sexo ao lado da atriz Florence Pugh, que interpreta sua amante Jean Tatlock, foi essencial para a narrativa: “Acho que eles foram vitais neste filme.”
- Por que há duas versões do trailer de Ainda Estou Aqui?
- Veja os vencedores e os melhores momentos do Oscar 2024
- 5 filmes indicados ao Oscar 2024 para ver hoje nos streamings
- Oscar 2024: onde maratonar os filmes indicados nas principais categorias?
“O relacionamento que ele tem com Tatlock é uma das partes emocionais mais cruciais do filme. Acho que se eles são a chave para a história, valem a pena”, afirmou.
Porém, ele admitiu que ficou desconfortável no set de filmagens: “Ninguém gosta de fazer [cenas de sexo], elas são a parte mais estranha possível do nosso trabalho. Mas às vezes você tem que continuar”, pontuou o ator.
Em outro bate-papo, o ator ainda elogiou a parceira de cena e o resultado do trabalho. “Essas cenas foram escritas deliberadamente. Elas não são gratuitas. Elas estão perfeitas. E Florence é simplesmente incrível”, comentou.
Polêmica com a cena
Por outro lado, a cena de sexo tem gerado debate em diversos países. No trecho, a personagem de Florence interrompe a relação sexual e pega uma cópia do Bhagavad Gita, um importante texto religioso hindu, e pede para o cientista ler o trecho: “Agora eu me tornei a Morte, o destruidor de mundos.”
Após o lançamento do filme, grupos religiosos demonstraram indignação. Um político do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP) da Índia, inclusive, chamou a produção de “ataque perturbador ao hinduísmo” e acusou de ser “parte de uma conspiração maior das forças anti-hindus”.
Mesmo com pedidos para cortar o trecho, órgãos reguladores decidiram manter a cena. No Brasil, o filme tem classificação indicativa para maiores de 16 anos.
Para que o longa fosse exibido sem cortes na Índia e em outros países do Oriente Médio, ele de certa forma acabou censurado. Isso porque Florence Pugh aparece sem roupa em diversos momentos e, devido às rígidas normas do Oriente Médio, tais aparições foram editadas e o corpo da atriz foi coberto por um vestido de CGI (computação gráfica). Veja abaixo!
Sobre o filme “Oppenheimer”
Baseado no livro “O Prometeu americano”, escrito por Kai Bird e Martin Sherwin em 2006, o filme retrata o físico J. Robert Oppenheimer trabalhando com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, que levou ao desenvolvimento da bomba atômica.
Protagonizado por Cillian Murphy, que interpreta o físico Oppenheimer, o elenco conta ainda com Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Benny Safdie, entre outros.
Abaixo, assista ao trailer: