Cineasta lista 10 filmes e séries na Netflix para as férias

09/12/2016 16:22

Quantas séries e filmes você deixou para depois por não ter tempo de assistir? Bom, as férias estão logo aí e agora não tem mais desculpas. O cineasta brasileiro, Daniel Bydlowski, doutorando em cinema em Los Angeles, fez para o Catraca Livre uma lista de séries e trilogias para colocar em dia. Todos os títulos estão disponíveis no Netflix, agora também com a opção de ver off-line. Imperdível!

Jessica Jones (2015)

"Jessica Jones"
“Jessica Jones”

Jessica Jones não é um seriado só para aqueles que gostam de super-heróis. Baseado nos quadrinhos da Marvel, a série ganhou notoriedade por tratar de temas importantes como abuso sexual. Com o clima sombrio de um filme noir, o seriado conta a história de Jessica Jones, uma heroína com força super-humana que sofre psicologicamente de um misterioso trauma. No decorrer do seriado, percebemos que Killgrave, o vilão que atormenta o passado de Jessica, deve ser muito poderoso, pois ela não parece ter nenhum ponto fraco. Quando descobrimos o poder do super-vilão, tudo faz mais sentido. Para vencê-lo, Jessica terá que lutar como nunca lutou antes.

Narcos (2015)

"Narcos"
“Narcos”

O seriado é para quem tem fôlego e gosta de histórias de mafiosos. Narcos conta a história de Pablo Escobar desde 1970, quando ele começou a traficar drogas na Colômbia, posteriormente desenvolvendo métodos de produção e distribuição que chegavam até Miami, tornando-se rapidamente um bilionário. A história fica ainda mais interessante quando os Estados Unidos manda uma equipe para a Colômbia para parar o tráfico. O seriado é brutal e tem um clima frenético. Contando com atores como Wagner Moura, no papel de Escobar, Narcos mostra a história do “senhor das drogas colombiano” de modo tão realista que até mesmo os nativos que viveram na época admiram a série. As duas temporadas de Narcos estão disponíveis no catálogo do Netflix.

Penny Dreadful (2014)

"Penny Dreadful"
“Penny Dreadful”

Recomendado para adultos, este é um dos seriados mais sombrios e violentos da história da televisão e do cinema. Penny Dreadful coloca juntos Dorian Gray, Drácula, Frankenstein e muitos outros personagens de horror do século 19 e oferece uma releitura muito mais sombria e dramática dos clássicos. A série conta a história de Vanessa Ives (Eva Green) uma mulher atormentada por forças poderosas e sombrias que controlam sua vida. Para salvar sua amiga que foi raptada pelo Drácula, Vanessa precisa lutar contra diversas forças malignas, inclusive dentro de si mesma. A atuação de Eva Green é tão bem sucedida que não demorou muito para ela ser considerada a nova musa de Tim Burton, diretor famoso pela sua exploração do macabro.

House of Cards (2013)

"House of Cards"
“House of Cards”

Para quem gosta de imaginar os segredos e as intrigas por trás da vida política, House of Cards mostra de maneira pragmática como importantes decisões tomadas por governantes são influenciadas por interesses puramente pessoais. A série conta a história do senador Frank Underwood (Kevin Spacey), que planeja uma vingança contra o presidente para conseguir mais poder para si mesmo. Esta série é interessante nos tempos atuais, considerando que na maioria dos países as pessoas estão cada vez mais desconfiadas da política. House of Cards é baseado no seriado de mesmo nome da BBC.

The Walking Dead (2010)

"The Walking Dead"
“The Walking Dead”

O clássico é excelente para quem gosta tanto de filmes de zumbi quanto de política.  Baseado nos quadrinhos escritos por Robert Kirkman, The Walking Dead conta a história de Rick, um policial que acorda em um hospital depois de ter sido ferido e entrado em coma. Porém, ele rapidamente percebe que o hospital e a cidade estão misteriosamente vazios. Ele recebe ajuda de estranhos que futuramente farão parte da sua nova família. Rick entende que o perigo principal não são os zumbis, mas sim os seres humanos que farão de tudo para converter qualquer situação a seu favor.

Arrested Development (2003)

"Arrested Development"
“Arrested Development”

Para quem gosta de comédia, Arrested Development foi considerada uma das melhores séries do gênero de todos os tempos e uma das produções que definiu o conceito de comédia nos anos 2000. Porém, o estilo seco e sutil da série não é para qualquer um, mas para aqueles que gostam de ironia, tragédia e humor negro. O seriado conta a história da rica família Bluth, que perdeu muito dinheiro depois que seu patriarca, George, ser preso por corrupção. O filho, Michael Bluth (Jason Bateman), tenta então tomar conta da família e manter seus valores, embora o restante dos parentes sejam materialistas, egoístas e manipuladores. Arrested Development é baseada em personagens egocêntricos, estranhos e carismáticos que dão vida ao seriado.

O Senhor dos Anéis (2001)

"O Senhor dos Anéis"
“O Senhor dos Anéis”

A trilogia clássica é baseada nos três livros do escritor J.R.R. Tolkien. Dirigidos por Peter Jackson, os filmes mostram a luta de várias raças que viviam na chamada Terra-média, como os Elfos, Humanos, Anões e Hobbits, contra o mal representado pelos Orcs e pelo criador do anel do poder, Sauron. Os filmes contam a história de Frodo Baggins, um Hobbit que vive em um ambiente pacífico sem conhecimento dos grandes perigos que se desenvolvem pelo mundo e que podem facilmente destruir a comunidade. Porém, quando Frodo fica responsável pelo anel do poder, ele precisa lutar contra as forças malignas mais poderosas do universo criado por Tolkien com o objetivo de destruir tal anel. Os filmes ganharam vários Oscars, tendo o recorde de 11 estatuetas pelo terceiro filme da trilogia.

Toy Story (1995)

"Toy Story"
“Toy Story”

Toy Story foi a primeira trilogia animada feita por computadores. O projeto questiona o espectador sobre o que acontece com os brinquedos quando não estamos olhando. Tal conceito, contando com as vozes de Tom Hanks e Tim Allen, agrada dos mais novos até os mais velhos. Os filmes da trilogia se concentram nos temas amizade e ciúmes. Nas três produções, os personagens precisam aprender a deixar o egoísmo de lado para ter sucesso com os amigos. Toy Story 3 venceu uma estatueta do Oscar como melhor animação, além disso também foi indicado ao prêmio como melhor filme em 2011. Para aqueles que são fãs do Woody, fiquem preparados porque o Toy Story 4 está programado para ser lançado em 2019!

De Volta Para o Futuro (1985)

"De Volta Para o Futuro"
“De Volta Para o Futuro”

Segundo muitos críticos e o diretor da trilogia, Robert Zemeckis, De Volta Para o Futuro mistura ficção cientifica, fantasia, comédia e romance em um trabalho que ainda é lembrado como um dos melhores dos anos 1980. A trilogia é baseada no relacionamento de Marty McFly e o cientista Emmett Brown, inventor de uma máquina do tempo. No primeiro filme, Marty volta para o passado e acidentalmente acaba impedindo o primeiro encontro de seu pai com sua mãe. Marty então passa por vários desafios para fazer seus pais ficarem juntos e consertar a linha do tempo. No segundo filme, Marty vai para o futuro para ajudar o relacionamento de sua família futura. No último filme, ele vai para o velho oeste com o propósito de ajudar Emmett a voltar ao tempo presente. A trilogia é tão popular que até seus objetos, como um skate voador, viraram parte da cultura pop.

O Poderoso Chefão (1972)

"O Poderoso Chefão"
“O Poderoso Chefão”

Esta poderosa trilogia é considerada por muitos um dos filmes mais influentes de todos os tempos. Além disso, O Poderoso Chefão ainda influencia fortemente o gênero de gangster no cinema. É indicado principalmente para quem gosta de clássicos da sétima arte. A trama dos filmes dirigidos por Francis Ford Coppola e escritos por Mario Puzo começa quando o “poderoso chefão”, o mafioso Don Corleone, entra em conflito com outras famílias por não querer entrar no ramo do tráfico de drogas. Os filmes mostram o desenvolvimento de conflitos e tragédias que se expandem por muitos anos.

Daniel Bydlowski é cineasta brasileiro com Master in fine Arts pela University of Southern of California e doutorando na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. É membro do Directors Guild of America. Trabalhou ao lado de grandes nomes da indústria cinematográfica como Mark Jonathan Harris e Marsha Kinder em projetos com temas sociais importantes. Atualmente, está produzindo Bullies, um curta que conta a história de um garoto que sofre bullying na escola e precisa enfrentar seus medos.