Cinema e gastronomia: 10 filmes que vão te dar água na boca

18/05/2015 14:38 / Atualizado em 06/05/2020 21:19

Queijos, culinária francesa e vinhos. “Ratatouille”, dirigido pelo norte-americano Brad Bird, é um daqueles filmes sobre o mundo gastronômico que é praticamente impossível assistir sem ficar com água na boca.

O filme conta a história de Remy, um ratinho carismático que sonha em ser um grande chef. Para provar que é capaz de exercer a profissão, ele mostra seu talento criando deliciosas receitas no famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau, em parceria com o ajudante de cozinha Linguini.

Vencedor do Oscar de melhor animação em 2008, “Ratatouille” aproxima o público ao clima agitado das cozinhas de restaurantes. No total, mais de 250 pratos diferentes foram criados e decorados para serem utilizados na produção.

Abaixo, confira 10 filmes que, de alguma forma, tem a gastronomia e a culinária como pontos centrais. Todos estão disponíveis em plataformas de streaming (veja nossa lista aqui). Sentiu falta de algum que não está na lista? Deixe sua sugestão nos comentários.

1) “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971)

Charlie Bucket (Peter Ostrum) é um garotinho pobre que mora com seus avós e a mãe. A família mal tem dinheiro para comprar comida, mas mesmo assim o menino tem um sonho: ganhar a promoção promovida pela fábrica de doces de Willy Wonka (Gene Wilder). As cinco crianças que acharem um cupom dourado escondido nas embalagens dos chocolates da empresa terão o direito de visitar a fábrica, o que faz a promoção virar uma verdadeira coqueluche no mundo inteiro. Charlie ganha o último cupom, assim como a mimada Veruca Salt (Julie Dawn Cole); Violet (Denise Nickerson) – que vive mascando chiclete -; Mike Teevee (Paris Themmen), garoto viciado em filmes de faroeste; e o alemão glutão Augustus Gloop (Michael Bollner). As cinco crianças, acompanhadas de seus pais, embarcam nessa viagem conduzida por Willy Wonka na fábrica de doces mais mágica do cinema.

2) “A Festa de Babette” (1987)

Dois adolescentes vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Em uma noite de 1871, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio: Babette (Stéphane Audran) foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário do pastor. Seu banquete impressinou os convidados. Babette foi chef de cozinha francesa e trabalhou no chique Café Anglais (que existiu de verdade).

3) “Tomates Verdes Fritos” (1991)

Baseado no livro de Fannie Flag. O título estranho vem de uma receita que duas personagens trocam entre si no decorrer da trama. São praticamente duas versões de uma mesma história, uma no presente e outra no passado, protagonizadas por mulheres que desafiam o poder masculino. Nos dias atuais, a gorda e infeliz esposa (Kathy Bates) de um homem bruto visita um hospital e se encanta com uma velhinha simpática e solitária (Jessica Tandy). É esta senhora quem vai lhe contar uma antiga história, a da forte amizade entre duas mulheres que administram um café à beira da estrada e enfrentam os preconceitos do local.

4) “Estômago” (2007)

Raimundo Nonato (João Miguel) acaba de chegar a uma grande cidade, vindo do Nordeste. Ele não tem dinheiro algum, muito menos lugar para ficar. Quando consegue um trabalho informal num boteco, começa a mostrar sua verdadeira aptidão: a culinária. Sua coxinha logo faz sucesso e sua reputação faz com que consiga um trabalho num restaurante italiano. Ele se apaixona por Iria (Fabiula Nascimento), uma prostituta que adora comer. Paralelamente, também acompanhamos seu dia-a-dia na prisão, onde Nonato é preso por um crime não-explicado – pelo menos em grande parte do filme. Lá, seus dotes culinários fazem com que seu espaço cresça cada vez mais.

5) “Chocolate” (2007)

Em 1959, Vianne (Juliette Binoche) se muda com a filha para uma pequena cidade francesa e abre uma loja de bombons e chocolates com guloseimas de dar água na boca. Mas ela enfrenta oposição: é mãe solteira, trabalha aos domingos e prepara doces que fazem qualquer um ceder à tentação da gula. Alguns moradores planejam expulsar Vianne da cidade, temendo que ela perturbe a moral do lugar. Tem início um confronto entre os conservadores e os que desejam o sabor recém-descoberto.

6) “Ratatouille” (2007)

Remy é um rato que vive em Paris e sonha em se tornar um cozinheiro famoso, mas o fato dele não ser humano pode atrapalhar seus planos. Por isso, forma uma improvável parceria com Linguini (voz de Thiago Fragoso na versão brasileira), o novo ajudante de cozinha do restaurante Gusteau’s.

7) “Soul Kitchen” (2009)

Jovem proprietário do restaurante Zinos (Adam Bousdoukos) é perseguido pela má sorte: sua namorada Nadine (Phéline Roggan) mudou para Xangai, por causa de um novo emprego, e ele descobriu que tem hérnia de disco. Completamente apaixonado, ele decide ir atrás de seu grande amor e deixa a administração do lugar por conta de seu irmão Ilíada (Moritz Bleibtreu). Mas, pouco tempo depois, descobre que fez péssimas escolhas: o irmão acaba vendendo o restaurante para um agente imobiliário e sua namorada está interessada em outro homem. Agora, o jovem precisará correr atrás do prejuízo e retomar seu restaurante.

8) “Julie & Julia” (2009)

A história real de Julie Powell (Amy Adams) que, apesar do emprego de secretária, decide cozinhar, em um ano, as 524 receitas da renomada cozinheira Julia Child (Meryl Streep), do livro Mastering the Art of French Cooking (1961), e narrar suas experiências em um blog.

9) “Dieta Mediterrânea” (2009)

Sofia (Olivia Molina) nasceu prematura, no mesmo dia e ano do assassinato do presidente norte-americano Robert Kennedy. De personalidade forte, ambiciosa e talentosa, ela cresce ajudando os pais no restaurante da família. Já adolescente, se apaixona por dois rapazes, mas se casa com Toni (Paco León), o genro dos sonhos de sua mãe, com quem tem três filhos. A outra paixão de Sofia, Frank (Alfonso Bassave), é um agente de artistas malsucedido. Mas é com Frank que Sofia vai explorar possibilidades na culinária, revolucionando seus dotes na cozinha e, principalmente, sua própria vida.

10) “Chef” (2014)

Após desentendimentos com o dono do restaurante em que trabalha e uma crítica frustrada que viraliza, um chef que perdeu o seu emprego em um restaurante começa a trabalhar em uma food truck para reencontrar a sua criatividade, enquanto tenta se reaproximar do filho, que vive com a ex-mulher.