Cohousing, uma ideia pra ser compartilhada

Esqueçam os grandes apartamentos, os carros estacionados nas calçadas, hierarquias, etc. Imaginem colaborativismo, pessoas, qualidade de vida e meio ambiente em primeiro lugar.  Nos anos 60, na Dinamarca, surgia assim, o cohousing – estilo de vida que, levada de forma simples, estrutura-se basicamente em viver em comunidade, dividir as tarefas comuns, ter apenas o necessário e tudo isso de forma inclusiva.

Modelo de vida simples inspira comunidades em todo o mundo

A arquitetura é pensada para manter a integração de vizinhos, com casas normalmente feitas umas de frente para as outras. Ambientes como lavanderia, cozinha, sala de ginástica e espaço para lazer são coletivos. As pessoas se revezam para cozinhar, buscar as crianças na escola, utilizar as bikes  e os carros (normalmente estacionados em áreas periféricas), cuidar dos jardins e das hortas, e para todas as outras atividades.

Pra quem acha que deve ser difícil a adaptação, vale assistir o documentário “Happy“. O filme fala sobre  felicidade genuína,  e constata que tal sentimento vem das pessoas que vivem em comunidades ou em contato com a natureza. Leia mais aqui.