Com perfis de diferentes profissionais, websérie documental quer empoderar mulheres negras

24/07/2015 15:15 / Atualizado em 06/05/2020 23:02

A figura da mulher negra é representada na mídia brasileira sob conotações estereotipadas há décadas, seja como empregada doméstica na novela, dançarina com samba no pé nos programas de auditório ou mulher cheia de sensualidade em tantos outros veículos de comunicação.

Uma websérie documental se propõe a combater essa visão restrita e equivocada, mostrando histórias de mulheres negras com talentos e trajetórias diferentes, a fim de transformá-las em referência para outras mulheres. Batizado de “Empoderadas”, o projeto é fruto de uma parceria entre as cineastas Joyce Prado e Renata Martins, criadora da série, ambas negras.

Lançada no Facebook em maio deste ano, a primeira temporada terá 14 episódios (publicadas na rede social quinzenalmente). O espectadores poderão conhecer perfis de profissionais negras bem sucedidas em diversas áreas, incluindo artes, entretenimento, empreendedorismo e política.

Assista a seguir aos episódios já divulgados:

O projeto “Empoderadas” nasce da necessidade de humanização em torno da identidade da mulher negra. Um espaço onde poderão relatar seus processos criativos, produtivos, medos e desejos. Mulheres que sempre tiveram partes dos seus corpos exploradas, serão apresentadas por inteiro. Em dia de celebração de assinatura do papel, nós ressignificamos o 13 de maio, quebramos as correntes e a partir daí, ouvimos e contamos outras e novas histórias. Dirigido por Joyce Prado, Cris Mendonça e Ana Paula Xongani nos contam no primeiro episódio um pouco sobre os desafios de construir e consolidar uma marca, uma confecção mais que isso, uma forma de contribuir para elevação da autoestima da mulher negra, sem perderem a ancestralidade e ética ao longo do caminhar.

Posted by Empoderadas on Quarta, 13 de maio de 2015

Após o sucesso do primeiro episódio lançado no dia 13 de maio e protagonizado pelas empreendedoras Cris Mendonça e Ana Paula Xongani. Estreia hoje o segundo episódio de Empoderadas com a atriz Thais Dias e direção de Renata Martins.A atriz, integrante do grupo Coletivo Negro, narra o processo de percepção de sua negritude, do seu corpo e como este por si só já traz contornos, subjetividades e muitas histórias. Segundo ela, essa ausência de sensibilidade no que tange a representação dos negros no teatro, não é por acaso e nem por desconhecimento. Há uma construção, aparentemente, silenciosa capaz de manter as estruturas tais como sempre foram. Gratidão a entrevistada!! Confira, agora, #EmpoderadasThaisDias !!

Posted by Empoderadas on Quarta, 27 de maio de 2015

Atualmente, ‘Empoderar’ é a palavra de ordem, seu uso se tornou recorrente ….é como se agora encontrássemos uma palavra que traduz a força das nossas ações…e revelasse a intenção por trás de nossas falas. Antes mesmo de nomear….Agimos…de forma singela ou incisiva. Gratidão, Ana Fulô, por agir e conscientizar, ou seja, Empoderar!#EmpoderadasAnaFulo

Posted by Empoderadas on Quarta, 10 de junho de 2015

O projeto #Empoderadas traz, hoje, a #RapperSharylaine, nome artístico adotado na década de 80 traduz sua identidade e é o qual elegeu para se apresentar e se posicionar no mundo. Sharylaine não manda recado. Diz na cara! Resiste e fortalece a luta. Mulher negra, rapper, ativista e multiplicadora da Cultura Hip Hop. Confira, agora, o #EP04 dirigido por Renata Martins.

Posted by Empoderadas on Quarta, 24 de junho de 2015

A convidada para o nosso #Ep05 é a Cientista Social e Dançarina, Ana Koteban. Através do encontro com o Ballet Koteban, Ana encontrou na dança, nos movimentos uma linguagem própria e iniciou um processo de cura do corpo e da alma, cuja sequelas, segundo ela, é uma das heranças mais violentas que o racismo cunhou em nossos corpos. Dirigido por Joyce Prado, confira agora.

Posted by Empoderadas on Quarta, 8 de julho de 2015

As violências do racismo são universais, assim como, as feridas que nos marcam ao longo de nossa trajetória, porém, a forma e a força para iniciar o processo de cura podem ser bem distintos. Em nosso #6EP Alexandra Loras, consulesa da França no Brasil, nos recebe em sua casa e faz um convite a reflexão a partir de um mundo ao inverso, além disso, ela sugere caminhos e aproximações para a construção de uma sociedade mais igualitária. Dirigido por Renata Martins.

Posted by Empoderadas on Quarta, 22 de julho de 2015

 

Para acompanhar as novidades de “Empoderadas”, basta curtir a página da websérie no Facebook.