Como falar de sexo sem discutir a relação?

Texto escrito por Aline Sardinha e publicado no Superela

Em parceria com Superela
08/12/2017 11:48 / Atualizado em 11/12/2017 15:45

Falar de sexo nas rodas de amigos, nos momentos de descontração, nas novelas, nos filmes, etc, é cada vez mais possível nos dias de hoje. Falar da própria sexualidade, entretanto, muitas vezes ainda é difícil. Conversar sobre o sexo que se faz em casa com o parceiro, então, costuma ser tabu para a maioria dos casais, especialmente os que enfrentam problemas na cama.

Casais com boas habilidades de comunicação sexual lidam com os conflitos mais facilmente. Experimentam menos estresse na relação, têm mais confiança no parceiro, conseguem expressar melhor as necessidades sexuais e afetivas de cada um e, assim, acabam tendo uma vida sexual muito mais leve e gostosa.

Discutir a relação
Discutir a relação

Na minha experiência como terapeuta sexual, observo que as preferências acabam sendo muito mal conversadas entre os casais, mesmo aqueles que conversam superbem sobre todos os demais assuntos. É comum encontrar casais com boas habilidades de comunicação, que se ajustam bem em diversos aspectos da relação e, ainda assim, apresentam dificuldades sexuais. Na realidade, mesmo após anos de casamento, frequentemente os casais não conversam tão abertamente sobre sexo com o parceiro quanto o fazem sobre outros assuntos.

Como falar de sexo sem discutir a relação?

Minha hipótese é que a nossa sociedade, apesar de parecer liberal, ainda nos faz crescer acreditando em muitos mitos relacionados à sexualidade dos casais como:  “sexo é algo que a gente simplesmente sabe”, ou de que “não temos necessidade de falar sobre isso se temos uma boa intimidade”, ou mesmo de que “é melhor não saber muito”. Quanto mais os parceiros acreditam nesses mitos, menor a chance de terem uma boa conversa sobre o sexo que eles fazem e maior a chance de eles receberem mal as tentativas do parceiro de dizer mais claramente o que precisa para ser feliz na cama.

Abrir o baú da própria sexualidade, para muitos casais, parece impossível, desnecessário, inimaginável e constrangedor.

Continue lendo aqui: Como falar de sexo sem discutir a relação?