Concurso com crianças em trajes de banho gera polêmica na Colômbia
O “Miss Tanguinha” é uma competição de beleza, no qual meninas de 5 a 11 anos de idade desfilam em trajes de banho na frente de uma multidão, em que muitos estão bêbados. O concurso é realizado anualmente há 20 anos na cidade de Barbosa, em Medellín, como parte do Festival do Rio Suárez.
Quando fotos deste ano foram compartilhadas na internet, muitas pessoas ficaram indignadas e criticaram a competição. Órgãos públicos do país anunciaram uma investigação para punir os envolvidos, e a imprensa internacional também abordou o tema.
Mesmo assim, a competição é vista como algo comum para a cultura dos habitantes da Colômbia, além de ser parte de um festival onde é realizado outro concurso famoso, chamado “Miss Tanga”. Os reinados de beleza fazem parte do imaginário da população, inclusive de meninas que sonham desde pequenas em imitar as rainhas que participam deles.
- Agricultor colhe abóbora gigante com mais de mil kg na Dinamarca
- Dia das Crianças: 15 hotéis e resorts para viajar com os pequenos
- Fecap oferece aulão preparatório gratuito para concurso de bolsas
- SP entra em lista global com mais hospedagem para LGBTQIA+
Autoridades da cidade defenderam a ideia da disputa e afirmaram que ela não promove a exploração sexual de menores. Longe disso, segundo eles, o Miss Tanguinha incentiva o cuidado com o corpo e coloca as candidatas em contato com causas em prol do meio ambiente.
No entanto, a sexualização prematura das meninas e a exploração sexual de menores são problemas graves no país. Após o escândalo deste ano, denúncias de concursos similares em outras cidades foram feitas.
Via BBC Brasil