Concurso de miss infantil de Silvio Santos vai parar na Promotoria
Quadro do SBT mostra crianças de maiô para terem seus atributos físicos julgados
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo e a Promotoria de Justiça de Osasco vão instaurar inquéritos para investigar o concurso de miss infantil do programa de Silvio Santos, do SBT.
Isso porque o evento – exibido há alguns meses pela emissora da Anhanguera – gerou críticas no dia 22 de setembro ao mostrar as meninas de maiô na TV para terem seus atributos físicos julgados pela plateia e pelos jurados convidados.
Em um dos momentos, inclusive, Silvio Santos se dirigiu à plateia e disse: “Agora, vocês do auditório, que estão com o aparelhinho (de votação), vão ver quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito e o conjunto mais bonito”.
- Como apostar em cartões: guia completo
- Entenda como sinal de Alzheimer pode ser identificado 25 anos mais cedo
- Cruzeiros pelo Caribe: descubra destinos paradisíacos
- Como controlar o colesterol alto quando ele é genético
Segundo o Estado de S. Paulo, a procuradora do MPT Ana Maria Vila Real, coordenadora nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância), casos como esse merecem a atenção da sociedade “porque as crianças podem estar sujeitas à erotização e sexualização precoces, a situações adultas, a desgastes emocionais, constrangimentos e exposições”.
Ainda segundo a publicação, a investigação está sob sigilo.
De acordo com a legislação, a proteção integral da criança está prevista na Constituição Brasileira. O trabalho artístico infantil em regra é proibido por lei para menores de 16 anos, sendo apenas autorizado em situações excepcionais.