Confira sete filmes que contestam a Igreja
Filmes heréticos e que caminham para o lado obscuro da religião sempre são mal vistos aos olhos de quem segue a ordem cristã gerenciada pelo Vaticano ou outras seitas, comunidades e grupos religiosos. Porém, eles mostram essas instituições por um novo parâmetro e, é claro, nos fazem questionar certas imposições – algo que também é “mal visto” pela Igreja.
O questionamento abre as portas para as dúvidas e as dúvidas levam aos estudos, pesquisas, descobertas e até à ciência. Selecionamos uma lista de filmes que confrontam a Igreja e que são excelentes obras para nos fazer pensar e refletir.
Será que os dogmas religiosos são supremos e divinos? Afinal, Jesus não era cristão, Buda não era budista, Maomé não era muçulmano. Então o que eles eram? Apenas mestres que pregavam o amor… Confira a seguir alguns filmes que contestam a Igreja; não a fé na vida.
- Turismo religioso: conheça templos para visitar no Brasil
- Conheça Éfeso, cidade turca onde viveu a mãe de Jesus
- Além de bolsonarista, Guilherme de Pádua foi stripper e ator de filme erótico
- A merda que pode dar na democracia se Bolsonaro for reeleito
O Nome da Rosa (Der Name Der Rose, 1986)
O Nome da Rosa é uma adaptação do livro homônimo do italiano Umberto Eco, lançado em 1980. O diretor Jean-Jacques Annaud conseguiu retratar muito bem os acontecimentos do romance, que acompanha as investigações do Guilherme de Baskerville (Sean Connery) em companhia do noviço Adso de Melk (Christian Slater).
A obra lembra muito Sherlock Holmes e trata de mortes misteriosas que começam a ocorrer dentro de uma abadia medieval. Na época, o riso era considerado pecado pela Igreja e a Inquisição também mantinha escondida obras de grandes pensadores, filósofos e cientistas, com o caso de Aristóteles.
As sujeiras da igreja e a desgraça da população menos favorecida são retratadas neste grande filme, que traz um clima noir e grandes atuações.
Dogma (Dogma, 1999)
Kevin Smith, conhecido por trabalhos como roteirista de quadrinhos e pela direção de Procura-se Amy, entre outros filmes, lançou Dogma como uma crítica direta ao cristianismo e tudo relacionado à religião cristã.
A trama conta a história de dois anjos que foram banidos do paraíso por Deus e ficam presos no estado de Wisconsin. Eles ganham uma chance de salvação, mas logo uma conspiração entre o céu e inferno é revelada, e é onde todo o humor negro da mente de Kevin Smith começa a aparecer para dar um tapa na cara do fanatismo religioso.
Com um humor ácido e provocante, Dogma apresenta famosos personagens da Bíblia de uma forma como nunca vimos antes: Deus é uma mulher; Jesus era negro e Anjos são sacanas. Diversos atores conhecidos participam do longa, como Salma Hayek, Ben Affleck, Matt Damon, Alan Rickman, Chris Rock e até Alanis Morrissette.
Zeitgeist, o Filme (Zeitgeist, The Movie, 2007)
Este documentário é dividido em três partes. A primeira fala a respeito de religião, a segunda sobre o atentado de onze de setembro e a terceira sobre o banco mundial. O trecho destinado para falar de religiões é uma grande aula de teologia e história das religiões.
Crenças astrológicas pagãs e da antiguidade (como da época do Egito Antigo) são reveladas como as precursoras das religiões atuais, incluindo o cristianismo. Segundo o documentário, todas as pregações, personagens religiosos e divindades vieram do mesmo lugar: da crença no deus Sol.
Zeitgeist abre os olhos de quem acredita que o cristianismo é único e soberano, sendo apenas mais uma cópia de outras religiões que existem ou já existiram por aí.
Veja mais filmes no Geekness