Conheça a história de “Bella Ciao”, da série La Casa de Papel
Uma das músicas mais icônicas da série La Casa de Papel, transmitida pela Netflix, é sem dúvida alguma a canção “Bella Ciao”, tanto que as duas versões da música existentes na trilha sonora da série ainda ocupam lugares de destaque no ranking das 50 mais virais do Spotify Brasil.
A canção é apresentada durante dois momentos na primeira temporada disponibilizada no Brasil. Quando os ladrões mocinhos conseguem abrir um buraco no chão do cofre, e também no último episódio em meio a uma das cenas de um flashback vivenciado pelos personagens Professor e Berlim.
Mas como surgiu a música Bella Ciao?
“Bella Ciao” é uma canção popular italiana, provavelmente composta no fim do século XIX. Algumas a teses sugerem de que teria sido inspirada em uma cântico entoado por camponeses, em geral provenientes da Emilia Romagna. Para outros especialistas, segundo o site da Agência Italiana de Notícias, a faixa é “um conjunto de influências de músicas populares do norte da Itália”.
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Enrique Arce, o Arturo de ‘La Casa de Papel’, pede papel em novela brasileira
- Netflix anuncia personagens de ‘La Casa de Papel’ na série ‘Berlim’
- Evento em SP traz um dia de Irlanda comemora St. Patrick’s Day
A canção tornou-se muito conhecida em todo o mundo e foi gravada por vários artistas italianos, russos, bósnios, croatas, sérvios, húngaros, ingleses, espanhóis, alemães, turcos,
japoneses, chineses e curdos.
Sua letra é uma criticaas duras condições de trabalho nos arrozais, mas ela difundiu-se mesmo em meados do século XX, quando se tornou símbolo da resistência italiana durante a Segunda Guerra Mundial.
A música também embalou protestos de partidos de esquerda ao redor do mundo, incluindo manifestações pró-democracia em Hong Kong, em 2014. A canção também foi trilha da campanha eleitoral dos partidos de extrema esquerda da Grécia.
Confira no Portal Ligação Teen mais curiosidades e versões da música “Bella Ciao”