Conheça a história real por trás do filme ‘O Urso do Pó Branco’

O filme acompanha a história de um urso que ingere uma grande quantidade de cocaína por acidente

Baseado em uma história real, “O Urso do Pó Branco” está em cartaz nos cinemas
Créditos: Divulgação/Universal Pictures
Baseado em uma história real, “O Urso do Pó Branco” está em cartaz nos cinemas

O filme “O Urso do Pó Branco” está em cartaz nos cinemas do Brasil e conta a história de um urso que ingere uma grande quantidade de cocaína por acidente. Por mais “maluca” que pareça, essa história saiu de um caso real.

A produção ganhou destaque em novembro de 2022, quando o trailer foi compartilhado nas redes sociais e internautas fizeram memes com o enredo.

Com direção de Elizabeth Banks e roteiro de Jimmy Warden, “O Urso do Pó Branco” narra a história de como um urso comeu cocaína e adotou um comportamento insano.

O elenco conta com Ray Liotta, Keri Russell, Alden Ehrenreich, O’Shea Jackson e Jesse Tyler, e outros.

O filme é uma comédia com suspense
Créditos: Divulgação/Universal Pictures
O filme é uma comédia com suspense

“O Urso do Pó Branco” teve inspiração de uma história real

O caso da vida real aconteceu em 1985, na Geórgia (EUA), quando um narcotraficante transportava 40 pacotes de cocaína em um avião.

Por motivo desconhecido, o criminoso morreu ao pular do avião. A autópsia, portanto, revelou que ele havia se jogado do avião com pacotes de cocaínas amarrados no corpo e que, por causa do peso, não conseguiu abrir o paraquedas.

Quando estava caindo, o homem ainda jogou pacotes da substância no ar, que caíram justamente na floresta de Chattahoochee-Oconee, próximo de onde o urso vivia.

O animal, de 80 quilos, ingeriu entre 3 a 4 gramas da droga e acabou morrendo. Porém, as autoridades só souberam do caso três semanas depois.

Para uma matéria publicada no The New York Times, em dezembro de 1985, um legista disse que o estômago do animal “estava literalmente entupido de cocaína até a borda”.

Após o ocorrido, as autoridades locais empalharam o animal e o transformaram em atração turística. Inclusive, atualmente, o “urso da cocaína” é estampa de camisetas vendidas na região.

Enredo do filme

Diferente do caso ocorrido na Geórgia, no longa “O Urso do Pó Branco”, o urso não morre após ingerir a cocaína, muito pelo contrário.

Portanto, a história real só inspirou a ideia central do filme, que depois segue uma história fictícia.

Na produção, o urso fica violento após usar as substâncias e, por fim, ainda aterroriza turistas, policiais e até os bandidos que, inicialmente, eram os donos da droga.

Assista ao trailer: