Conjunto da Pampulha pode virar Patrimônio Mundial da Unesco

Complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer deve receber título apenas em 2016

11/12/2014 16:22 / Atualizado em 04/05/2020 16:40

De acordo com uma nota liberada pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), o Conjunto Moderno da Pampulha está um pouco mais perto de se tornar um Patrimônio Cultural da Humanidade.  Nesta semana, a Unesco comunicou ao Itamaraty que o complexo arquitetônico atende  a todos os requisitos técnicos para receber esse título, confirmando a candidatura.

A solicitação do monumento brasileiro será encaminhada ao Internacional Conuncil of Monuments and Sites (ICOMOS), que promoverá reuniões técnicas e votações sobre o projeto. A decisão final deve ser divulgada apenas em julho de 2016, pelo Comitê do Patrimônio Mundial.

Desenhado pelo celebrado arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), o conjunto o é composto pela Igreja de São Francisco de Assis, pelo Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), pela Casa de Baile, pelo Iate Tênis Clube e pela Casa Kubitschek.

Inaugurado em 1943, pelo então presidente Juscelino Kubitscheck, o projeto modernista tem painéis do pintor Cândido Portinari, esculturas de Alfredo Ceschiatti e jardins de Roberto Burle Marx.

A candidatura da Pampulha é a única proposta brasileira recentemente aceita pela Unesco. Além do reconhecimento histórico, fazer parte da lista de patrimônios culturais da humanidade significa que o espaço passa a contar com o compromisso de proteção da instituição internacional.

Atualmente, o complexo arquitetônico está passando por uma série de ações de preservação e restauração dos espaços culturais que o compõem.