Conjunto da Pampulha pode virar Patrimônio Mundial da Unesco
Complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer deve receber título apenas em 2016
De acordo com uma nota liberada pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), o Conjunto Moderno da Pampulha está um pouco mais perto de se tornar um Patrimônio Cultural da Humanidade. Nesta semana, a Unesco comunicou ao Itamaraty que o complexo arquitetônico atende a todos os requisitos técnicos para receber esse título, confirmando a candidatura.
A solicitação do monumento brasileiro será encaminhada ao Internacional Conuncil of Monuments and Sites (ICOMOS), que promoverá reuniões técnicas e votações sobre o projeto. A decisão final deve ser divulgada apenas em julho de 2016, pelo Comitê do Patrimônio Mundial.
Desenhado pelo celebrado arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), o conjunto o é composto pela Igreja de São Francisco de Assis, pelo Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), pela Casa de Baile, pelo Iate Tênis Clube e pela Casa Kubitschek.
- Panamá: 7 lugares para explorar com um tênis confortável
- Belo Horizonte: 7 rolês que você precisa fazer quando for à cidade
- Dia dos Solteiros: 4 destinos perfeitos para viajar sozinho
- O que fazer em São Paulo? A Catraca Livre te conta:
Inaugurado em 1943, pelo então presidente Juscelino Kubitscheck, o projeto modernista tem painéis do pintor Cândido Portinari, esculturas de Alfredo Ceschiatti e jardins de Roberto Burle Marx.
A candidatura da Pampulha é a única proposta brasileira recentemente aceita pela Unesco. Além do reconhecimento histórico, fazer parte da lista de patrimônios culturais da humanidade significa que o espaço passa a contar com o compromisso de proteção da instituição internacional.
Atualmente, o complexo arquitetônico está passando por uma série de ações de preservação e restauração dos espaços culturais que o compõem.