Datena é condenado pela Justiça duas vezes no mesmo dia
As condenações são por dano moral a uma enfermeira e uma escola profissionalizante
O apresentador José Luiz Datena, a TV Band e o jornalista Agostinho Teixeira foram condenados duas vezes pela Justiça de São Paulo no mesmo dia. A decisões são de dois processos e aconteceram no dia 23 de junho. As informações são do portal UOL.
No primeiro processo, foi determinado que Datena, a Band e o jornalista paguem uma indenização de R$ 20 mil por dano moral a uma enfermeira, que foi acusada no “Brasil Urgente” de ter orientado funcionários da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, a trabalharem mesmo após terem testado positivo para covid-19.
“O fato é inverídico, além de eivado da costumeira opinião irônica e impiedosa”, afirmou o juiz na sentença. “É direito-dever da imprensa divulgar informações e imagens de acordo com a verdade, sendo que, no caso em questão, houve negligência.”
- Piquet é condenado por comentários racistas e homofóbicos
- Cachês e prêmios do MC Guimê no BBB 23 são penhorados pela Justiça
- Luiz Bacci foi condenado a 5 meses de prisão?
- Karen Bachini fala pela primeira vez sobre acusação de assédio e revela detalhes
No segundo caso, Datena, a Band e o jornalista foram condenados a indenizar em R$ 33 mil uma escola profissionalizante acusada de dar golpe financeiro em uma aluna.
Datena chamou a escola de estelionatária. “A pessoa só paga e não existe nada. Não tem curso não tem nada”, afirmou na reportagem.
“Com dolo de caluniar e difamar, atribuíram falsamente à escola fatos tipificados como crime e difamaram-na em rede nacional”, afirmou o juiz Guilherme Teixeira na sentença.
O juiz destacou na sentença que o nome da escola foi mencionado diversas vezes, associado a práticas criminosas que não havia realizado. “Com dolo de caluniar e difamar, atribuíram falsamente à escola fatos tipificados como crime e difamaram-na em rede nacional.”
Eles ainda podem recorrer das decisões.