Após afirmar que beleza branca é ‘elegante’, Dayane é acusada de racismo
"Eles querem uma beleza em um corpo mais elegante do que muito... Morena, sabe?", fala a modelo no vídeo
Na tarde da última segunda-feira, 20, Dayane Mello abriu a boca em “A Fazenda 13” pra dizer que a beleza branca é mais “elegante”. Na conversa com Tiago Piquilo, ela contou que não toma sol porque as marcas não gostam de “morenas” e preferem modelos brancas, porque segundo ela, “é mais elegante”. A fala repercutiu pelas redes sociais e revoltou inclusive famosos.
“Eu não quero mais pegar sol, não posso. Você sabe que não posso ficar muito morena para o meu trabalho, né?”, disse ela. Tiago Piquilo, que escutava o que moça estava falando, ficou espantado com a informação. “Tem que ser branquinha porque as campanhas não querem muito morena”, continuou ela.
“Eles querem uma beleza em um corpo mais elegante do que muito… Morena, sabe?”, falou Dayane, sussurrando ao pronunciar a palavra “morena”. “As marcas, às vezes, não querem marquinha de lingerie, nada dessas coisas”, acrescentou ela.
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
A colunista do UOL, Aline Ramos, explicou que a fala de Dayane é racista não por explanar que a indústria da moda tem preferência por modelos brancas, algo que já é de conhecimento público, mas sim por relacionar a beleza branca à elegância.
Pelas redes sociais, a fala teve uma mega repercussão negativa e gerou pedidos pela eliminação da ex-Big Brother Itália. “O jeito que ela fala ‘morena’, dá vontade de vomitar na cara dela”, comentou Samantha Schmütz. “Que nenhuma marca contrate essa deselegante”, desejou a atriz.
“Vontade de vomitar. Que garota deselegante, sem noção. Só fala merda, e não é a primeira vez”, escreveu Giovanna Ewbank, se referindo também à fala de Dayane sobre Duda Reis ter inventado as acusações de agressão contra Nego do Borel para gerar fama.