Desfile militar de Bolsonaro traz uma levada de memes
A ameaça? Era cortina de fumaça!
O desfile militar de Jair Bolsonaro (sem partido) pelas ruas de Brasília nesta terça-feira, 10, gerou uma grande polêmica por trazer à tona o assunto de uma suposta ameaça à democracia e também de uma tentativa de intimidação ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, o evento foi marcado por chacota e memes.
A Operação Formosa acontece todos os anos e o presidente da República sempre é convidado para a cerimônia. Mas, neste ano é a primeira vez que foi feita uma “ação promocional”, nome dado aos militares para a passagem de “tanques” no centro de Brasília.
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19, senador Omar Aziz, disse que o ato é uma tentativa de “golpismo” e intimidação do Legislativo. Ciro Nogueira, aliado do Planalto, também falou que não vê o desfile com bons olhos.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
A imagem de “tanques” com emissão de fumaça e gases poluentes na frente do Planalto virou piada nas redes sociais.
É tanque de guerra mesmo?
Apesar de o uso da palavra tanque ter aparecido nas manchetes e em discursos de políticos, só um dos veículos presentes, pode ser classificado assim.
O veículo trata-se de um carro de combate leve, ou tanque leve, SK-105 Kürassier. Os fuzileiros têm uma reduzida frota de 17 unidades desse antigo veículo austríaco, fabricados desde os anos 1970 e incorporado em 2001.
Repercussão na web
https://twitter.com/coalacroata/status/1425072176617738241
https://twitter.com/rhavickTV/status/1425152269645983744