Documentário investiga a história de videolocadoras de São Paulo; veja trailer
Se você nasceu entre a década de 1980 e final dos anos 1990, provavelmente frequentou videolocadoras e praticou ações próprias desse ambiente: escolheu filmes baseado na sinopse escrita na embalagem de DVD vazia, ouviu recomendações do atendente no balcão e, certamente, desembolsou alguma grana para pagar a multa por atraso ou por não ter rebobinado a saudosa fita cassete.
Quem nasceu depois desse período, deve estar mais familiarizado com a programação dos canais de TV a cabo e com as plataformas de streaming de produções audiovisuais – opções de entretenimento mais modernas, porém intimamente ligadas às locadoras de filmes.
Um documentário inédito quer chamar a atenção de ambos os públicos. “Cinemagia – A História das Videolocadoras de São Paulo”, filme Alan Oliveira (da produtora LumoLab), vai abordar os 30 anos de operação recém-completados desse mercado. “Não se trata de um trabalho que aborda o fim de uma era. Ao contrário, queremos celebrar esse período de todas as formas possíveis”, conta o diretor.
O filme reúne depoimentos de mais de 40 profissionais envolvidos com este cenário, como ex-vendedores, distribuidores, jornalistas, artistas, críticos de TV e cinema. O filme destaca também falas dos donos das principais redes de videolocadoras paulistanas, incluindo a Hobby Vídeo, Real Vídeo, Premiere, Splash, Vídeo Norte e 2001 Vídeo (uma das poucas que continuam em operação) – além de responsáveis por empresas menores situadas em diferentes bairros de São Paulo.
Coprodução com a Tubaína Filmes, “Cinemagia” tem previsão de lançamento nos cinemas para 2016 e promete revelar uma série de curiosidades históricas. “Cavamos ao máximo até chegar nas raízes do assunto: como tudo começou, a primeira videolocadora da cidade, os primeiros filmes, os primeiros clientes, os primeiros desafios. Tudo com depoimentos das pessoas que fizeram a coisa acontecer”, afirma o diretor.
Assista ao trailer do filme a seguir:
Para ficar sabendo das novidades sobre o filme, basta curtir a página oficial no Facebook.