Documentário propõe reflexão sobre identidade feminina e mercado de cosméticos
Padrões de beleza, identidade, autoestima e influência das marcas são alguns temas importantes tratados no documentário “Molduras da Gente”, produzido por alunos de comunicação social da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e disponibilizado recentemente no YouTube.
Lançado após cinco meses de trabalho, o filme traz depoimentos de 14 mulheres de diferentes idades, profissões e estilos sobre como se relacionam com seus cabelos, como escolhem seus produtos e como enxergam o mercado de cosméticos.
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
- Quando é o melhor momento para consumir vitamina D
- Por que este traço psicológico pode indicar falta de ômega 3?
Entre as entrevistadas estão Camila Vilaça, 17, e Luisa Souza, 19, que submeteram seus cabelos a diferentes procedimentos químicos durante anos, como relaxamento e alisamento, e que atualmente dizem ter “se libertado” e escolhido assumir seus cabelos naturais, procedimento conhecido como transição capilar.“É muita liberdade”, conta Camila em um trecho do filme, “agora eu posso lavar o meu cabelo, gente, […] posso sair na chuva!”.
Assista a seguir:
O site NoBrasil traz uma entrevista com estudantes Ana Naemi, Bruno Silvestrini, Celso Haddad, Gabriela Filippo, Henrique Lima e Isadora Fachardo, que assinam a produção.