Duas fotógrafas mostram com coragem a transformação de seus corpos

Quando a fotógrafa norte-americana Julia Kozersky perdeu, literalmente, metade de seu peso, ela registrou sua reação emocional com a transformação na série chamada “Half” (Metade, em português).

Por meio de dietas rigorosas, aumento nos exercícios físicos e acompanhamento constante de nutricionistas, em 2009, Julia perdeu 73 kg. Porém, nas imagens, a artista, com um olhar melancólico e inseguro, convida os espectadores a refletirem sobre as curvas e excessos de pele que seu “novo” corpo adquiriu.

“Enquanto eu genuinamente acreditava que meu duro trabalho e dedicação poderiam me transformar na pessoa perfeita dos meus sonhos, a realidade foi totalmente diferente. Minha experiência contradiz o que a mídia tende a retratar. Ao mesmo tempo que transformações físicas brutais são apreciadas, a realidade por trás das portas é um pouco diferente”, disse em entrevista ao site Fotozato.

As fotos retratam não apenas uma modelo insatisfeita com o seu corpo. Também servem para explorar as privações aos maiores prazeres antes da transformação severa do corpo de Julia, assim como sua nova vida e rotina. “Essas brutas e honestas imagens servem para retratar a verdade de como é viver sendo a metade de mim mesmo”, revela na entrevista.

A fotógrafa Andi Screiber resolveu documentar sua vida como mulher de meia-idade e mãe suburbana e o envelhecimento de seu corpo, em uma cultura obcecada pela juventude. A série, intitulada “Pretty Please”, procura mostrar o cotidiano da artista de 40 anos, evidenciando sua vontade em se sentir sensual mesmo com as marcas da idade na pele.

Os autorretratos são intercalados com imagens do dia a dia de Schreiber, retratando a maneira como ela mesma se vê.  As fotos revelam com honestidade as situações íntimas de uma mulher que quer mostrar que a beleza de cada um pode ser exposta independentemente da fase da vida que a pessoa está.

Além de mostrar suas próprias características, a fotógrafa valoriza e representa as muitas mulheres de meia-idade que passam por sentimentos similares aos dela.

Veja mais imagens da série: