É muito ruim que filme sobre cura gay não seja lançado no Brasil
"Boy Erased: Uma Verdade Anulada" não está pronto para terras tupiniquins, mas há outro filme sobre a mesma temática disponível para assistir online
Num momento em que o Brasil passa por diversas acusações de homofobia e transfobia, nas ruas e nas redes sociais, e tem como um de seus prêmios “o país que mais mata LGBTs no mundo“, o não lançamento do filme “Boy Erased: Uma Verdade Anulada” torna-se algo decepcionante.
A produção da Universal Pictures, que conta com atuações de dois vencedores do Oscar, Nicole Kidman (“As Horas”) e Russell Crowe (“Gladiador”), aborda a temática da cura gay, um assunto importante para ser debatido em uma sociedade tão conservadora quanto a nossa.
Apesar de alguns internautas terem acusado a atitude de censura, a distribuidora afirma que é por motivos comerciais.
- Filme de terror é banido no Líbano por causa de personagens LGBT
- Paulo Gustavo proíbe beijo gay em ‘Minha Mãe É Uma Peça 3’ e polemiza
- Felipe Neto compra 14 mil livros com tema LGBT para dar na Bienal
- Netflix lança série sobre um divertido gay que foge dos padrões
“Não houve censura alguma. A Universal Pictures não lançará ‘Boy Erased’ nos cinemas, única e exclusivamente, por uma questão comercial baseada no custo de campanha de lançamento versus estimativa de bilheteria nos cinemas. Acordo com nosso escritório regional”, afirmou em comunicado.
Apesar de esta não ser uma forma de censura, a partir do momento em que uma produtora presume que um filme tão progressista não vingaria no Brasil, é possível deduzir que o motivo seja o conservadorismo do povo brasileiro. Isso empobrece o debate sobre as questões das minorias, tão importante para uma sociedade dita democrática.
MAS HÁ OUTRA OPÇÃO
“Erased Boy” pode não vir ao Brasil, mas o leitor que estiver interessado pela temática tem a opção de ver “Orações para Bobby”, com a maravilhosa Sigourney Weaver (link do Vimeo com o filme completo, de graça e legendado ao final da publicação).
No filme, Sigourney Weaver vive o papel de Mary Griffith, uma devota cristã que criou seus filhos com os ensinamentos conservadores da Igreja Presbiteriana. Um de seus filhos, o Bobby, vivido pelo ator Ryan Kelley, revela ao irmão mais velho que talvez seja gay, e isso causa uma grande revira-volta em sua vida.
Apesar de toda a família se adaptar à realidade de Bobby e passar a aceitá-lo conforme o tempo, Mary, a mãe, fica devastada, e procura orações e outras formas para deus possa mudar seu filho. Para que a mãe fique feliz, Bobby faz tudo o que ela pede, porém começa a ficar depressivo ao ver que sua realidade não muda, e decide sair de casa.
O resto você pode assistir abaixo ;)
https://vimeo.com/266763048