TikTok prepara novo aplicativo de fotos

TikTok Notes, criado pela empresa chinesa ByteDance, promete ser alternativa ao Instagram

22/08/2024 14:39 / Atualizado em 04/09/2024 16:29

A ByteDance, empresa chinesa criadora da plataforma TikTok, prepara lançamento de novo aplicativo de fotos. Segundo insiders, a companhia criou o “TikTok Notes” como uma alternativa ao Instagram.

O objetivo é que os usuários possam continuar a compartilhar seus momentos por meio de fotos, assim como fazem em formato de vídeo no TikTok. 

Além disso, a postagem pode ser acompanhada de uma descrição em texto. Ainda não se sabe quando o app estará disponível no mundo todo.

Lançamento na Austrália e no Canadá

O TikTok Notes foi lançado em abril na Austrália e no Canadá, após meses de desenvolvimento e testes. Não foi divulgado quanto ao lançamento em outros países, incluindo o Brasil.

Segundo informações, o aplicativo permite publicar fotos junto de um texto curto. A empresa não revelou outras funcionalidades, mas diferente do Instagram, os posts aparecem no feed um ao lado do outro, como no Pinterest.

TikTok Fotos

De acordo com informações divulgadas pelo portal The SpAndroid, algumas referências a “Fotos TikTok” apareceram nas sequências de código de back-end no aplicativo do TikTok.

Esse código parece sugerir que os usuários poderão compartilhar imagens estáticas na nova ferramenta. O TikTok permite a publicação de fotos, porém direcionado ao formato de vídeo, com música e interações.

O Fotos TikTok surge para incentivar, ainda mais, as pessoas a compartilharem seus momentos. Dessa forma, será uma opção para quem gosta de fotografia e redes sociais.

Concorrência com o Instagram

Compartilhar o dia a dia nas plataformas digitais já é uma tendência entre as pessoas. Atualmente, estão disponíveis no mercado diversos aplicativos que permitem compartilhar imagens estáticas.

Já foram lançados outros apps para competir com o Instagram, como o Xiaohongshu, da empresa chinesa Tencent. Lançado em 2013, é um sucesso com mais de 400 milhões de usuários.

O aplicativo já gerou para a companhia um lucro de mais de US$ 500 milhões. Com isso, a ByteDance viu uma oportunidade para investir em uma rede de imagens.

No entanto, o Instagram é um app consolidado no mercado, assim competir com ele pode não ser simples.  Atualmente, a plataforma tem cerca de 2 bilhões de usuários ativos.

Com isso, o TikTok Notes terá um grande desafio para conquistar esses usuários e se tornar uma tendência. 

O sucesso do TikTok

O TikTok surgiu em 2014 com o nome Musical.ly e era um app para as pessoas publicarem vídeos dublando músicas.  Em 2017, a ByteDance comprou a plataforma.

Assim, o aplicativo passou a se chamar TikTok e em 2019 foi baixado mais de 700 milhões de vezes.  Hoje, o aplicativo é utilizado para compartilhar vídeos de até 10 minutos.

Em 2022, o app alcançou 1.7 bilhões de usuários. O Brasil é o terceiro país que mais utiliza a rede com 98.6 milhões de usuários.

O sucesso é tão grande, que pessoas de todas as idades utilizam o app, desde crianças a idosos, apesar da popularidade entre a geração Z.

Com isso, a ByteDance quer repetir o feito com a rede social de imagens. O TikTok Notes pode ser um sucesso, principalmente se focar em diferentes faixas etárias.

Outras concorrências 

Não é de hoje que a ByteDance busca concorrer com o Instagram. Em 2020, a empresa criou o “Lemon8”, outro app de fotos.

Contudo, a plataforma foca em estratégias para o comércio eletrônico. Sendo assim, da destaque para produtos e conteúdos de categorias específicas como moda, maquiagem, comida e viagens.

O Lemon8 está disponível em países como o Japão e EUA, mas não chegou ao Brasil. No lançamento, o app alcançou certa popularidade, mas não teve tanto sucesso.

Sendo assim, a empresa segue em busca de uma alternativa que bata de frente com o Instagram no mercado de redes sociais de imagens estáticas.

O TikTok Notes promete ser uma aposta bem sucedida da startup chinesa para atingir esse objetivo. Os usuários terão mais uma opção para compartilhar o dia a dia com seus seguidores.