Invasão de OVNI no Sul? Especialista em ufologia dá nova versão
Especialista dá nova versão para fenômeno de luzes nos céus de SC e RS
Há pouco mais de um mês, luzes misteriosas têm sido relatadas por pilotos de voos comerciais entre Porto Alegre e Santa Catarina, abrindo a possibilidade para uma série de teorias mirabolantes entre entusiastas da ufolologia. Nas redes sociais, o engenheiro eletrônico Rony Vernet divulgou sua teoria sobre a origem das luzes no céu da região.
Baseando-se em cálculos e no software Stellarium, que funciona como uma espécie de planetário para a visualização do universo, o especialista indica que o surgimento das luzes pode estar associado à passagem de satélites da Starlink, projeto de desenvolvimento de constelações de satélites construído pela empresa americana SpaceX, do bilionário Elon Musk.
Em seu canal no YouTube, Rony Vernet explica que, ao simular a visibilidade dos satélites em julho, era mais difícil conseguir visualizá-los conforme o escurecer do dia. Fator diferente a partir do mês de outubro, quando a visualização dos objetivos torna-se mais prolongada. Com base nas pesquisas, ele prevê que os avistamentos podem ocorrer até janeiro.
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
Quanto à intensidade das luzes, o pesquisador justifica que as novas versões dos satélites não tem escudos que impedem a reflexão, o que contribui para ampliação dos brilhos nos céus. “Os antigos satélites da Starlink, lançados até 2021, tinham magnitude 6, pois tinham o escudo. Já os novos têm magnitude 2 ou 3. E acho que no Brasil estamos vendo até magnitudes negativas pelas bolas de fogo no céu. Ou seja, esqueça tudo aquilo que você já observou sobre satélites antes. Estamos diante de um novo cenário”, explicou.
Apesar disso, Rony não descarta que os recentes episódios possam ter relação com ufologia e que relatos sobre objetos com luzes verdes realizando manobras incomuns “podem, sim, ter relação com fenômenos UFO e necessitam de uma análise mais profunda”.
Depois de simulações no Stellarium, confirmo que a maioria das luzes é compatível com passagens do Starlink. Informações em breve.
After running many Stellarium simulations I could confirm the most of sightings are compatible with Starlink passages. More information coming soon. pic.twitter.com/mjm0P5lrhK
— Rony Vernet 🇧🇷 (@RonyVernet) November 9, 2022