Estudante recebe insultos e ameaças por publicar foto de sangue menstrual no Instagram

03/09/2015 12:57 / Atualizado em 06/05/2020 23:47

A estudante americana Louelle Denor não tinha ideia da confusão na qual se meteria ao publicar em seu Instagram a foto em que aparece segurando seu coletor menstrual sujo de sangue.

Na legenda da imagem publicada há duas semanas, Loulle escreveu: “Chegou a meu conhecimento que as mulheres estão tendo suas contas banidas por mostrarem sangue menstrual (e sem nudez). Isso está seriamente muito errado. Se esta fosse uma foto do sangue de um machucado no dedo, não haveria problema. Sim, esse sangue é da minha vagina. Isso acontece todos os meses.”

Aos poucos a imagem repercutiu e centenas de comentários foram publicados opinando a respeito. Entre eles, muitas pessoas apoiaram a atitude de Loulle, mas muitos a ofenderam e até a ameaçaram – de estupro e morte – por não concordar com a publicação.

Há poucos dias ela divulgou alguns dos comentários ofensivos recebidos e escreveu: “Isso é o que acontece quando você posta uma foto de #sangue e diz que veio da sua #vagina”.

Depois da experiência a estudante criou um blog para falar mais a respeito e fazer questionamentos sobre como a sociedade machista faz da mulher um objeto:

“O motivo pelo qual esta foto incitou tanta raiva em homens e mulheres é a sugestão de que a vagina não é apenas para o sexo. Por que você acha que as pessoas ficam tão abaladas com a amamentação? Vemos seios durante todo o dia, nos decotes, nas transparências… é bonito, é sexy e excitante… No entanto, quando uma mulher se senta em um banco no shopping e coloca o mamilo na boca de seu bebê para alimentá-lo, um inferno começa e temos que começar um debate”, escreve.