Estudantes fazem vaquinha virtual para “Deus”, um filme sobre as mães negras da periferia

08/06/2016 10:50

Um grupo de estudantes de cinema de Pelotas, Rio Grande do Sul, está levantando fundos através de financiamento coletivo para criar “Deus”, um curta-metragem que mistura documentário e ficção e retrata a vida de uma mãe negra da periferia de São Paulo

Os idealizadores do projeto, Débora Mitie, Huli Balász e Vinícius-Silva, querem apresentar o trabalho de 15 a 20 minutos de duração como conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas. Eles abriram uma campanha no site Kickante buscando levantar R$ 14.700 para o projeto, para pagar os custos operacionais, remunerar a equipe e a protagonista Roseli e sua família.

Imagem do curta “Deus”
Imagem do curta “Deus”

O projeto nasceu da frase “Deus é uma mulher negra”, e acompanha Roseli, mostrando a sua batalha cotidiana para cuidar do filho e garantir o sustento da família. “Deus”, no entanto, procura não enfatizar apenas os aspectos negativos e sofridos da trajetória dessas mulheres, como eles costumam ser explorados pela mídia, mas também os momentos de alegria da vida das mães da periferia.

O curta recebeu o apoio do rapper Emicida, que cedeu a sua faixa “Mãe” para o projeto. Os idealizadores pretendem circular com o curta em festivais, mas também levá-lo para projeções em comunidades periféricas das grandes cidades brasileiras.

Assista abaixo ao teaser de “Deus” e você pode colaborar com o projeto em sua página no Kickante.