Ex-apresentadores da TV Cultura convocam espectadores para lutar contra ‘desmanche’ do canal
O apresentador e ator Luciano Amaral (“Mundo da Lua” e “Castelo Rá Tim Bum”) divulgou neste domingo, 9, em sua página no Facebook, um vídeo que reúne vários ex-apresentadores e produtores da TV Cultura. O registro chama a atenção para o fim de uma série de programas da emissora pública e convoca os espectadores para assinatura de uma petição online direcionada ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao atual presidente da emissora, Marcos Mendonça, e ao conselho curador do canal.
Entre os apresentadores que aparecem no protesto batizado de #EuQueroaCulturaViva estão Manuel da Costa Pinto (“Entrelinhas” e “Letra Viva”) e Sabrina Parlatore (“Vitrine”). No vídeo são citadas diversas atrações que saíram do ar nos últimos anos, incluindo “Zoom”, “Cocoricó”, “Mosaicos”, “Programa Novo”, “Pé na Rua”, “Turma da Cultura”, entre outros.
- Programa oferece intercâmbio para jornalistas na Alemanha
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- TV Cultura quer transformar ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ em filme
- Conheça os 9 melhores canais do YouTube para crianças
Assista ao vídeo:
De acordo com o texto da petição, “nos últimos anos, a TV e as rádios Cultura estão passando por um processo de desmonte e terceirização da programação, com a degradação de seu caráter público e da sua qualidade (…) Esse processo vem acompanhado de demissões em massa e de precarização das relações de trabalho, tanto na TV quanto nas rádios, com estrangulamento da equipe de jornalismo e radialismo; enfraquecimento da produção própria de conteúdo, inclusive dos infantis; entrega, sem critérios públicos, de horários na programação para meios de comunicação privados, como a Folha de S.Paulo; sucateamento da cenografia, da marcenaria, de maquinaria e efeitos, além do setor de transportes”.
Em janeiro de 2014, a Cultura foi eleita a 2ª emissora de TV com melhor programação do mundo em uma pesquisa encomendada pela BBC. Veja detalhes sobre a pesquisa aqui.