Ex-diretor da Band dá declarações racistas sobre BBB Thelma e Maju Coutinho

Rodrigo Branco perdeu a chance de se calar... e agora se defendeu nas redes sociais

31/03/2020 11:32

Rodrigo Branco, ex-diretor da Band, causou revolta nas redes sociais, na noite da última segunda-feira, 30, ao fazer declarações racistas com relação a Thelma Assis, participante do Big Brother Brasil (BBB20), e Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, da Globo.

Rodrigo Branco, ex-diretor da Band, gerou revolta com falas racistas
Rodrigo Branco, ex-diretor da Band, gerou revolta com falas racistas - Reprodução/Band

Segundo o guia turístico de famosos nos Estados Unidos, as duas mulheres só estão em evidência por serem negras.

Durante uma live no Instagram com a influenciadora Ju de Paula, o empresário opinava sobre o reality show e revelou torcer por Rafa Kalimann. Ao ouvir que a amiga quer que Thelma ganhe, o ex-funcionário da Band ficou indignado.

“Não, gente, a Thelma nem pensar. Posso falar uma coisa? Torcer pela Thelma é racismo. Seguinte, todo mundo está votando nela por que ela é negra coitada”, disse o publicitário. “Quê? Claro que não, garoto. Ela é maravilhosa. Você não assiste [ao] Big Brother”, defendeu a blogueira. “Claro que assisto. Posso falar? Semana passada ela ganhou uma provinha e ficou se achando, humilhou todo mundo”, completou, em tom de desprezo.

BBB20: Thelma tira satisfação com Mari: ‘Não foi caridade’
BBB20: Thelma tira satisfação com Mari: ‘Não foi caridade’ - Reprodução/TVGlobo

“Por exemplo, é a mesma coisa que eu falo da Maju Coutinho. Ela é péssima, ela é horrível. Ela fala tudo errado, eu assisti hoje, ela só tá lá por causa da cor”, detonou.

Indignada com as falas, Ju de Paula ficou sem reação durante a live. “Eu não acredito que você tá falando isso”, desabafou. “Qual foi a carreira dela? A carreira dela foi ser xingada. Aquele negócio Todos Por Maju, Somos Todos Maju, ela nunca foi uma repórter de campo, ela fala tudo errado”, alfinetou.

Após a repercussão negativa Rodrigo Branco publicou um vídeo no Instagram se defendendo e assumindo que errou: “Sempre falo o que eu penso. Várias vezes já falei besteiras. Mas eu mudo de ideia. Ignorante é não mudar de ideia. Falei um monte de merda, não falei nada como eu penso. Eu queria falar uma coisa e falei outra. Fui racista e tenho que assumir quando a gente fala merda […] Quero pedir desculpas à Ju de Paula. Peço desculpas a todo mundo. Levei puxão de orelha e falei merda. Não me queira mal por isso”, reconheceu.

Maju Coutinho apareceu radiante na estreia como titular do Jornal Hoje
Maju Coutinho apareceu radiante na estreia como titular do Jornal Hoje - Reprodução/TV Globo

A DJ postou em seu Instagram uma nota de esclarecimento. “Eu fiquei sem acreditar no que estava ouvindo. Tentei explicar para o Rodrigo e os seguidores o quão racista era a fala dele, mas fui interrompida algumas vezes. Obviamente não compactuo com o que ele disse sobre Thelma e Maju”, declarou.

Os internautas ficaram revoltados com as declarações de Rodrigo e lançaram a hashtag #RodrigoBrancoRacista.

https://www.instagram.com/p/B-YgEIMDkz4/?utm_source=ig_embed

Racismo: saiba como denunciar

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.

Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Saiba mais como denunciar e o que fazer em caso de racismo e preconceito neste link.