Exposição reúne imagens de mulheres que lutam contra câncer de mama

Por: Catraca Livre

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre mulheres, correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano. Para acabar com os estigmas associados à doença e alertar as pessoas sobre os exames preventivos, o documentarista holandês Koen Suidgeest fotografou cerca de 200 mulheres que vivem lado a lado com esses desafios.

Koen convidou diversas pessoas para participar do ensaio e a maior parte delas logo aceitou. No projeto, as modelos aparecem nuas, revelando seus corpos e toda a força e superação na luta contra o câncer de mama.

O principal intuito do fotógrafo foi romper com alguns tabus ainda existentes na sociedade sobre a doença, que atinge tantas mulheres pelo mundo. A ideia de capturá-las nuas surgiu para ajudar na autoaceitação de seus corpos, mesmo com as cicatrizes decorrentes das cirurgias.

O projeto foi apresentado ao público com a exposição “Costuras à flor da pele”, que já passou por alguns lugares da Espanha. Agora, a mostra com 28 fotografias de 27 dessas mulheres acontece no Lisboa Story Centre, em Portugal, com entrada livre. Além disso, por cada pessoa que comparecer ao local, a empresa patrocinadora Sanofi vai doar um euro à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Veja mais imagens:

Via Observador