Facebook confunde cebola com seios e barra anúncio: ‘demasiado sexual’
A rede social de Mark Zuckerberg admitiu o erro e pediu desculpas à empresa canadense
Os algoritmos do Facebook foram ‘treinados’ para identificar e bloquear conteúdos considerados inoportunos, como fotos ou vídeos com teor sexual. Mas, assim como os humanos, eles também cometem erros, alguns absurdos. Foi o que aconteceu com um anúncio de sementes de cebola, cuja imagem foi confundida com seios e considerada “demasiado sexual”.
O anúncio foi feito pela empresa canadense Gaze Seed Company. A foto inofensiva contém apenas algumas cebolas empilhadas.
“Acabamos de ser notificados pelo Facebook que a foto usada para a nossa semente de cebola Walla Walla é ‘ demasiado sexual’ e, portanto, não pode ser anunciada para ser vendida em sua plataforma… Você vê a mesma coisa?”, escreveu Jackson McLean, responsável pela empresa, no Facebook.
- Instagram inova com ferramenta para nudes enviadas na DM; entenda
- Instagram muda política para fotos segurando ou tapando os seios
- Luciano Amaral publica foto de “Mundo da Lua” e Instagram deleta
- Facebook bane foto de médico cubano por atividade sexual e nudez
“Acho que algo sobre as duas formas redondas [das cebolas] pode ter sido interpretado como seios ou algo assim, nu de alguma forma”, disse Jackson ao site da CBS Canadá.
Questionada, a rede social de Mark Zuckerberg disse que “usa a tecnologia para manter a nudez fora da plataforma, mas às vezes os algoritmos não conseguem distinguir cebolas de, bem, vocês sabem [seios]”. O Facebook afirmou ainda que restaurou o anúncio e pediu desculpas à empresa.
Após receber a resposta do Facebook, Jackson McLean achou o caso divertido e disparou: “Você teria que ter uma imaginação muito ativa para olhar para isso e tirar algo sexual disso”.
Em suas diretrizes sobre nudez adulta e atividades sexuais, o Facebook diz que “embora restrinjamos algumas imagens dos seios femininos que incluam o mamilo, permitimos outras imagens, incluindo as que mostram atos de protesto, mulheres engajadas ativamente na causa da amamentação e fotos de cicatrizes pós-mastectomia”.